Estruturas do protagonismo empoderado

Uma análise codificada das personagens femininas no cinema de animação estadunidense contemporâneo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22475/rebeca.v14n1.1131

Palavras-chave:

Personagens Femininas, Animação, Estereótipos, Empoderamento

Resumo

O cinema faz uso de narrativas industriais, que obedecem a ciclos de organização e reorganização. Nestes ciclos, estruturas, cenários e, sobretudo, personagens servem de mecanismos de construção – e, por suas vezes, nutrem-se de representações sociais estereotípicas. Este trabalho parte dessa observação para concentrar seu olhar nos filmes industriais de animação estadunidense dos anos 2012 a 2022, com o intuito de compreender como as personagens femininas dialogam com características estereotípicas durante a suposta virada representativa do gênero.  O recorte foi estabelecido tendo em vista os filmes que possuíam um impacto social maior, com o intuito de analisar os filmes de ampla difusão. Para tanto, após a seleção cuidadosa das obras, que considerou (1) as cinco maiores bilheterias de cada ano entre o período estabelecido e (2) a relevância das personagens na narrativa, empregamos uma metodologia de codificação, que, ao assistir os filmes, pontua quantitativamente cada aparecimento de certas características associadas a papéis de gênero. Com isso, buscamos dar visibilidade, por meio de um mapa de calor, ao perfil de gênero que o cinema industrial de animação, de fato, atribui às suas novas protagonistas.

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Biografia do Autor

Lívia Vasconcelos Guedes Rodrigues, Universidade Federal da Paraíba

Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da  Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Ivan Mussa Tavares Gomes, Universidade Federal da Paraíba

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professor Adjunto do Departamento de Mídias Digitais e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

 

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Publicado

2025-07-10

Edição

Seção

Temáticas Livres