Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual é uma publicação semestral, que aceita submissões em fluxo contínuo de contribuições originais e inéditas publicadas em seções destinadas a artigos, resenhas, entrevistas, traduções e trabalhos criativos relacionados ao cinema e o audiovisual.
  • As seções Temáticas Livres e Dossiê são orientadas à publicação de artigos produzidos por doutores e doutorandos - mestres, mestrandos, graduados e graduandos podem submeter artigos em coautoria com doutores. As seções Resenhas, Críticas e Traduções, Entrevistas e Fora de Quadro contemplam propostas individuais e coletivas de doutores, doutorandos, mestres e mestrandos - graduados e graduandos podem realizar contribuições em coautoria com doutores, mestres e mestrandos.
  • A Rebeca aceita submissões em português, espanhol, inglês e francês.
  • As contribuições enviadas à Rebeca não devem estar submetidas para avaliação de outras revistas.
  • A Rebeca utiliza o sistema Similarity Check para detecção de similaridade de conteúdo. Os autores devem informar aos editores sobre a publicação das primeiras versões de seus artigos em anais de eventos, considerando que os artigos inéditos submetidos à revista devem apresentar no mínimo 30% de alterações em comparação às versões disponíveis em anais.
  • Se uma versão preliminar do artigo foi publicada em anais de evento, essa informação deve ser incluída no formulário eletrônico de submissão como 'nota ao editor'. Além disso, o título do texto publicado nos anais deve ser modificado em sua versão para a submissão na Rebeca.
  • Autores e coautores de artigos aceitos ou publicados pela Rebeca devem aguardar o intervalo de um ano para nova publicação na revista.
  • Os textos das contribuições devem estar padronizados conforme o template de submissão de cada seção da revista e os autores devem certificar-se de que o arquivo submetido não possui nenhum tipo de identificação de autoria, garantindo a avaliação duplo-cego do manuscrito.
  • O template da folha de rosto, com informações biográficas dos autores, deve ser anexado à parte do arquivo com o texto que será encaminhado para avaliação duplo-cego.
  • Os arquivos para submissões de textos devem estar no formato Microsoft Word ou OpenOffice com tamanho limite de até 2MB. Imagens devem estar formatadas em JPG com resolução de 150 DPI e disponíveis como documentos suplementares da submissão, mesmo se incorporadas ao texto.

Diretrizes para Autores

Seção Temáticas Livres

Seção aberta para artigos que contemplem as diversas abordagens teóricas e metodológicas do campo do cinema e audiovisual.

As contribuições devem ter entre 5 mil e 9 mil palavras, incluindo os resumos e palavras-chave em português, espanhol e inglês, notas de rodapé e referências. Resumos entre 180 e 250 palavras. 4 palavras-chave para cada idioma.

Seção Dossiê

Esta é uma seção especial que apresenta artigos de temática pré-determinada a cada nova edição. A definição dos textos da Seção Dossiê é realizada por editores convidados sob coordenação da comissão editorial da Rebeca, a partir de recortes que consideram a relevância de temas e abordagens do campo do cinema e audiovisual.

As contribuições devem ter entre 5 mil e 9 mil palavras, incluindo os resumos e palavras-chave em português, espanhol e inglês, notas de rodapé e referências. Resumos entre 180 e 250 palavras. 4 palavras-chave para cada idioma.

Seç˜ão Resenhas, Críticas e Traduções

Seção aberta a resenhas de livros relevantes para a área de cinema e audiovisual, críticas de filmes e traduções de artigos atinentes ao escopo da revista e inéditos em língua portuguesa. Os textos podem ser encomendados pelos editores a fim de promoverem diálogos com os artigos temáticos da Seção Dossiê.

As resenhas devem ter no mínimo 2 mil e no máximo 2.500 palavras, incluindo os resumos e palavras-chave em português, espanhol e inglês, notas de rodapé e referências. Resumos entre 180 e 250 palavras. 4 palavras-chave para cada idioma.

As traduções devem seguir os mesmos parâmetros de formatação textual dos artigos publicados nas Seções Temáticas Livre e Dossiê. Na submissão da tradução anexar os seguintes documentos suplementares: 1) texto original em língua estrangeira, com indicação do periódico ou livro em que foi publicado anteriormente; 2) declaração do detentor dos direitos autorais do texto original à Rebeca, concedendo de maneira não onerosa a publicação do texto traduzido.

Seção Entrevistas

Espaço para entrevistas realizadas com autores, pesquisadores, realizadores, fotógrafos, montadores, roteiristas, produtores e artistas com atuação em cinema e audiovisual.

As entrevistas devem ter entre 2 mil e 9 mil palavras, incluindo os resumos e palavras-chave em português, espanhol e inglês, notas de rodapé e referências. Resumos entre 180 e 250 palavras. 4 palavras-chave para cada idioma.

Seção Fora de Quadro

Esta seção aceita propostas de contribuições em formato livre: textos, fotografias, desenhos, charges e trabalhos visuais de diversos tipos - desde que possuam dimensões e características técnicas compatíveis com as possibilidades da revista. Os textos devem possuir características diferentes das aceitas nas demais seções da Rebeca e podem ter livre gênero: ensaio, crônica, poesia, carta etc.

Formatação textual: os textos submetidos à Rebeca devem estar adequados ao template de submissão de cada seção da revista - sem identificação dos autores a fim de garantir a avaliação duplo-cego. Incluir separadamente o arquivo com o template da folha de rosto onde deve constar as informações sobre a autoria do texto. Submissões que não estiverem de acordo com as normas da revista serão devolvidas aos autores para adequações antes do encaminhamento de avaliação.

Template para Seções Temáticas Livre e Dossiê (artigos)

Template para Resenhas

Template para Entrevistas

Template para Seção Fora de Quadro

Template para Folha de Rosto

Preenchimentos dos metadados para submissão de artigos

Na primeira etapa de submissão, antes do envio do manuscrito e demais anexos, todas as informações a seguir deverão ser preenchidas por meio do formulário disponibilizado pelo sistema da revista. Na ausência das informações solicitadas a submissão será recusada, para adequação dos autores que deverão encaminhar novo processo de submissão.  

  • Dados do artigo: em português com tradução para o espanhol e o inglês.
  • Título e subtítulo: até 120 caracteres.
  • Resumo: no mínimo 180 e no máximo 250 palavras. Explicitar os seguintes aspectos: tema geral e problema da pesquisa; objetivos e/ou hipóteses; metodologia utilizada, destacando o objeto de estudo; principais resultados e conclusões.
  • Palavras-chaves: 4 para cada idioma.
  • Minibiografia: até 250 caracteres com informações sobre o(s) autor(es), segundo a ordem solicitada e com todas as informações por extenso:

    1) Maior titulação. 2) Indicação de programa de pós-graduação e a universidade em que obteve a titulação. 3) Departamento e/ou Programa de pós-graduação em que atua e em qual universidade, quando for o caso. 4) Cidade, estado e país. 5) E-mail. 6) ORCID.

Na última etapa de submissão, caso se aplique, incluir as seguintes informações no campo observações aos editores:

  • Resultado de projeto de pesquisa: dissertação ou tese, indicando o título da pesquisa.
  • Fontes de financiamento: bolsas, editais etc.
  • Considerações éticas: indicar se foi avaliado e aprovado por comitê de ética, informando o número do processo.
  • Declaração de conflito de interesses: explicitar se a pesquisa envolve o patrocínio de instituições públicas, privadas etc.
  • Apresentação anterior: apresentação de parte do artigo em eventos, palestras etc. Informar o nome do evento, ano e cidade.
  • Agradecimentos/contribuições adicionais: a critério dos autores.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços fornecidos nesta revista serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outros fins ou a terceiros.