Estruturas do protagonismo empoderado
Uma análise codificada das personagens femininas no cinema de animação estadunidense contemporâneo
DOI :
https://doi.org/10.22475/rebeca.v14n1.1131Mots-clés :
Personagens Femininas, Animação, Estereótipos, EmpoderamentoRésumé
O cinema faz uso de narrativas industriais, que obedecem a ciclos de organização e reorganização. Nestes ciclos, estruturas, cenários e, sobretudo, personagens servem de mecanismos de construção – e, por suas vezes, nutrem-se de representações sociais estereotípicas. Este trabalho parte dessa observação para concentrar seu olhar nos filmes industriais de animação estadunidense dos anos 2012 a 2022, com o intuito de compreender como as personagens femininas dialogam com características estereotípicas durante a suposta virada representativa do gênero. O recorte foi estabelecido tendo em vista os filmes que possuíam um impacto social maior, com o intuito de analisar os filmes de ampla difusão. Para tanto, após a seleção cuidadosa das obras, que considerou (1) as cinco maiores bilheterias de cada ano entre o período estabelecido e (2) a relevância das personagens na narrativa, empregamos uma metodologia de codificação, que, ao assistir os filmes, pontua quantitativamente cada aparecimento de certas características associadas a papéis de gênero. Com isso, buscamos dar visibilidade, por meio de um mapa de calor, ao perfil de gênero que o cinema industrial de animação, de fato, atribui às suas novas protagonistas.
Téléchargements
Références
A FAMÍLIA Addams 2: pé na estrada. Direção: Greg Tiernan, Conrard Vernon. Produção: Gail Berman, Conrad Vernon, Danielle Sterling, Alison O'Brien: Metro-Goldwyn-Mayer, 2021. 93 min., sonoro, colorido. Digital.
AUMONT, Jacques. A estética do filme. Campinas: Papirus Editora, 2009.
ADORNO, Theodor. Indústria cultural. Tradução de Vinicius Marques Pastorelli. São Paulo: Editora Unesp, 2020.
AINA, Olaiya E.; CAMERON, Petronella A. Why does gender matter? Counteracting stereotypes with young children. Dimensions of early childhood, v. 39, n. 3, p. 11-19, 2011.
BAETA, Agda Dias; SIMÕES, Rita Basílio. Pós-feminismo e interseccionalidade na comunicação digital de marcas brasileiras. Revista Ártemis, v. 35, n. 1, p. 236–257, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/artemis/article/view/64048. Acesso em: 24 jun. 2025.
BALLE, Francis. Médias et Société. [S.l.]: Éditions Montchrestien, 1980.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. Porto Alegre: L&PM, 2018.
BIROLI, Flávia. Mídia, tipificação e exercícios de poder: a reprodução dos estereótipos no discurso jornalístico. Revista Brasileira de Ciência Política, Brasília, n. 6, p. 71-98, dez. 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-33522011000200004. Acesso em: 24 jun. 2025.
CANDIDO, Marcia Rangel; FERES, João. Representação e estereótipos de mulheres negras no cinema brasileiro. Revista Estudos Feministas, v. 27, n. 2, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1806-9584-2019v27n254549. Acesso em: 24 jun. 2025.
DATABASE BRASIL. Disponível em: https://www.filmeb.com.br/database2/html/home1.php. Acesso em: 24 jun. 2025.
DEUZE, Mark, PRENGER, Mirjam. Making Media: production, practices, and professions. Amsterdã: Amsterdam University Press B.V., 2019
DIVERTIDAMENTE. Direção: Pete Docter. Produção: Jonas Rivera: Walt Disney Pictures, 2015. 94 min., sonoro, colorido. Digital.
ECO, Umberto. Obra aberta. 8 ed. São Paulo: Editora Perspectiva, 1991.
ECO, Umberto. Apocalípticos e integrados. São Paulo: Perspectiva, 1993
EBRAHIM, Haseenah. Are the “boys” at Pixar afraid of little girls?. Journal of Film and Video, 1 out. 2014, v. 66, n. 3, pp. 43-56. Disponível em: https://doi.org/10.5406/jfilmvideo.66.3.0043. Acesso em: 24 jun. 2025.
ENCANTO. Direção: Byron Howard, Jared Bush. Produção: Clark Spencer, Yvett Merino Flores: Walt Disney Pictures, 2021. 102 min., sonoro, colorido. Digital.
ENGLAND, Dawn Elizabeth; DESCARTES, Lara; COLLIER-MEEK, Melissa A. Gender role portrayal and the Disney princesses. Sex roles, v. 64, p. 555-567, 10 fev. 2011. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11199-011-9930-7. Acesso em: 24 jun. 2025.
FIELD, Syd. Manual do roteiro. São Paulo: Objetiva, 1995.
FORD, Denae. Recognizing gender differences in stack overflow usage: applying the Bechdel test. In: 2016 IEEE Symposium on Visual Languages and Human-Centric Computing (VL/HCC), Cambridge, 04 a 08 set. 2016, pp. 264-265, doi: 10.1109/VLHCC.2016.7739708. Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/abstract/document/7739708. Acesso em: 24 jun. 2025.
FROZEN: uma aventura congelante. Direção: Chris Buck, Jennifer Lee. Produção: Peter Del Vecho: Walt Disney Animation Studios. 102 min., sonoro, colorido. Digital.
FROZEN 2. Direção: Chris Buck, Jennifer Lee. Produção: Peter Del Vecho: Walt Disney Animation Studios, 2020. 103 min., sonoro, colorido. Digital.
GAUDREAULT, André; JOST, François. O ponto de vista. In:______A narrativa cinematográfica. Brasília: Editora Universitária de Brasília, 2009.
GOFFMAN, Erving. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade. Tradução de Mathias Lambert 4 ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1988.
HALL, Stuart. The spectacle of the ‘Other’. In: HALL, Stuart. Representations: cultural representations and signifying practices. Londres: Sage and The Open University, 1997. pp. 223- 279.
HINE, Benjamin. et al. The rise of the androgynous princess: examining representations of gender in prince and princess characters of Disney movies released 2009-2016. Social Sciences, v. 7, n. 12, p. 245, 2018. Disponível em: https://www.mdpi.com/2076-0760/7/12/245. Acesso em: 24 jun. 2025.
MACEDO, Ana Gabriela. Pós-feminismo. Revista Estudos Feministas, v. 14, p. 813-817, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-026X2006000300013. Acesso em: 24 jun. 2025.
MAGALDI, Carolina Alves; MACHADO, Carla Silva. Os testes que tratam da representatividade de gênero no cinema e na literatura: uma proposta didática para pensar o feminino nas narrativas. Textura - Revista de Educação e Letras, v. 18, n. 36, 2016. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1588. Acesso em: 24 jun. 2025.
MCKEE, Robert. Story: substância, estrutura, estilo e os princípios da escrita de roteiro. Curitiba: Arte & Letra, 2006.
MENDES, João Maria. Culturas narrativas dominantes. Lisboa: EDIUAL, 2009.
MOANA – um mar de aventuras. Direção: Ron Clements, John Musker. Produção: Osnat Shurer: Walt Disney Animation Studios, 2016. 107 min., sonoro, colorido. Digital.
OCA – Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual. Anuário Estatístico do Audiovisual Brasileiro 2023. 29 ago. 2024. Brasília: Agência Nacional do Cinema – Ancine. Disponível em: https://www.gov.br/ancine/pt-br/oca/publicacoes/arquivos.pdf/anuario-estatistico-2023.pdf. Acesso em: 24 jun. 2025.
O PEQUENO principe. Direção: Mark Osborne. Produção: Dimitri Rassam, Aton Soumache, Alexis Vonarb: Paramount Pictures, 2015. 110 min., sonoro, colorido. Digital.
PATTERSON, G.; SPENCER, Leland G. What’s so funny about a snowman in a tiara? Exploring gender identity and gender nonconformity in children’s animated films. Queer Studies in Media & Popular Culture, v. 2, n. 1, p. 73-93, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1386/qsmpc.2.1.73_1. Acesso em: 24 jun. 2025.
PROCURANDO Dory. Direção: Andrew Stanton. Produção: Lindsey Collins: Pixar Animation Studios, 2016. 97 min., sonoro, colorido. Digital.
RIORDAN, Ellen. Commodified agents and empowered girls: consuming and producing feminism. Journal of Communication Inquiry, v. 25, n. 3, p. 279-297, 2001. Disponível em: https://doi.org/10.1177/0196859901025003006. Acesso em: 24 jun. 2025.
RIORDAN, Ellen; MEEHAN, Eileen R. Sex and money: feminism and political economy in the Media. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2002.
ROSENFELD, Anatol. Cinema: arte e Industria. São Paulo: Perspectiva, 2013.
ROSS, Karen. Gendered media: Women, men, and identity politics. Lanham: Rowman & Littlefield Publishers, 2009.
SCHIELE, Kristen; LOUIE, Lauren; CHEN, Steven. Marketing feminism in youth media: A study of Disney and Pixar animation. Business Horizons, v. 63, n. 5, p. 659-669, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.bushor.2020.05.001. Acesso em: 24 jun. 2025.
SERRANO-BARQUÍN, Carolina et al. Estereotipos de género que fomentan violencia simbólica: desnudez y cabellera. Revista Estudos Feministas, Florianopólis, v. 26, n.3, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1806-9584-2018v26n344848. Acesso em: 24 jun. 2025.
SEYBOLD, Samantha L. “It’s called a hustle, sweetheart”: Zootopia, Moana, and Disney’s (Dis) empowered Postfeminist Heroines. International Journal of Politics, Culture, and Society, v. 34, n. 1, p. 69-84, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s10767-019-09347-2. Acesso em: 24 jun. 2025.
SOUTO, Mariana. Infiltrados e invasores: uma perspectiva comparada sobre relações de classe no cinema brasileiro. Salvador: Edufba, 2019.
SOUTO, Mariana. Constelações fílmicas: um método comparatista no cinema. Galáxia, São Paulo, n. 45, pp. 153-165. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/44673. Acesso em: 24 jun. 2025.
STOVER, Cassandra. Damsels and heroines: the conundrum of the post-feminist Disney princess. LUX: A Journal of Transdisciplinary Writing and Research, v. 2, n. 1, p. 29, 2013. Disponível em: https://scholarship.claremont.edu/lux/vol2/iss1/29/. Acesso em: 24 jun. 2025.
TROLLS 2. Direção: Walt Dohrn, David P. Smith. Produção: Gina Shay: DreamWorks Animation, 2020. 90 min., sonoro, colorido. Digital.
VALENTE. Direção: Mark Andrews, Brenda Chapman. Produção: Katherine Sarafian: Pixar Animation Studios, 2012. 93 min., sonoro, colorido. Digital.
VOGLER, Christopher. A jornada do escritor: estruturas míticas para escritores. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006.
WASKO, Janet. Movies and money: financing the American film industry. Norwood: Ablex Publishing Corporation, 1982.
WASKO, Janet. How Hollywood works. Londres: Sage Publications, 2003.
ZOOTOPIA. Direção: Byron Howard, Rich Moore. Produção: Clark Spencer: Walt Disney Animation Studios, 2016. 108 min., sonoro, colorido. Digital.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
© Lívia Vasconcelos Guedes Rodrigues, Ivan Mussa Tavares Gomes 2025

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.