As dinâmicas de espectatorialidade cinematográfica no cinema indígena Mebêngôkre-Kayapó

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DOI :

https://doi.org/10.22475/rebeca.v14n1.1233

Mots-clés :

Cinema indígena, Cinema Kayapó, Filme-ritual, Espectatorialidade

Résumé

O povo indígena Mebêngôkre-Kayapó, do Pará, começou a ter suas primeiras experiências com a câmera em meados da década de 1980, quando se apropriaram dela para registros imagéticos e sonoros da própria cultura, modificando algumas percepções de si. Desde então, passaram a registrar cotidianos, práticas tradicionais, rituais e mobilizações a partir de suas próprias perspectivas. Além disso, sempre que possível, passaram a exibir coletivamente suas filmagens nas comunidades, permitindo que os espectadores expressem julgamentos estéticos sobre as imagens que assistem. Neste estudo, pretende-se abordar o fazer cinematográfico Mebêngôkre a partir de uma investigação das dinâmicas de espectatorialidade cinematográfica e representação de si nas imagens, enfatizando como essas características têm papel construtivo no resultado final de seus filmes. Discute-se a prática espectatorial a partir das cosmologias desse povo indígena brasileiro, destacando as potencialidades dessas relações por meio de reflexões e entrevistas com cineastas Mebêngôkre. Por meio dessas investigações, identifica-se que a recepção de filmagens parece contribuir com a construção de uma autoimagem que é operada a partir de modos de endereçamento e de leitura espectatorial. O artigo pretende contribuir para dar visibilidade à emergência das discussões sobre espectatorialidade e recepção no cinema indígena brasileiro.

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Bibliographies de l'auteur

Brener Neves Silva, Universidade Federal Fluminense

Realiza doutorado no Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Luiz Augusto Coimbra de Rezende Filho, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor do Instituto NUTES de Educação em Ciências e Saúde da UFRJ. Bolsista de Produtividade do CNPq (nível 2).

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Publiée

2025-07-10

Numéro

Rubrique

Dossier