Cinema africano: perturbando a ordem (cinemática mundial)

Autores

  • Kenneth W. Harrow Michigan State University

DOI:

https://doi.org/10.22475/rebeca.v5n2.418

Palavras-chave:

Cinemas africanos, Cinema Mundial, Lixo, Nollywood

Resumo

Kenneth Harrow pensa o conceito de “cinema mundial” – e suas novas formulações, a partir do “transnacional” e do “global-local” – à luz dos cinemas africanos, tanto os herdeiros do Terceiro Cinema e dos cinemas de libertação nacional (de Ousmane Sembène a Jean-Marie Téno), quanto os que adotam uma perspectiva experimental ou vanguardista, como Jean-Pierre Bekolo, Mahamat-Saleh Haroun e Andy Amadi Okoroafor, incluindo também os cinemas populares, principalmente Nollywood. Os paradigmas evocados por Krings e Okome (2013) e Diawara (2010) dão ensejo à seguinte questão: como o leque de práticas fílmicas realizadas atualmente na África, dos filmes sérios e independentes às mini-indústrias ao estilo de Nollywood, requer a reconceituação de novas noções transnacionais da globalização (DUROVICOVA & NEWMAN, 2010). Continuando seu trabalho anterior (HARROW, 2012), o autor enfatiza a necessidade de uma abordagem dos filmes africanos baseada em sistemas de valores que funcionem “isomorficamente”. Valores normativos devem ser desestabilizados pela introdução de objetos considerados sem valor pelas escalas tradicionais – no caso, a presença de filmes africanos desestabiliza os critérios de valor do chamado “cinema mundial”.

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Biografia do Autor

Kenneth W. Harrow, Michigan State University

Kenneth W. Harrow é professor titular (“distinguished”) do departamento de Inglês da Michigan State University, nos Estados Unidos. Com mestrado em inglês (1966) e doutorado (1970) em literatura comparada pela New York University, ele especializou-se em estudos pós-coloniais e no cinema e na literatura da África e das diásporas. Dentre seus diversos livros publicados, os mais recentes são Postcolonial African Cinema: From Political Engagement to Postmodernism (2007) e Trash! A Study of African Cinema Viewed from Below (2013). Em 2011, ele recebeu o prêmio de “africanista distinto” (Distinguished Africanist Award) na Conferência Anual de Toyina Falola na Universidade do Texas. Como professor e pesquisador premiado pela Fundação Fulbright, ele esteve em Camarões (1977-1979) e no Senegal (1982-1983 e 2005-2006).

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Publicado

2017-03-31

Edição

Seção

Resenhas, Críticas e Traduções