O desejo por Hollywood no Sul Global na era do declínio do império americano
DOI:
https://doi.org/10.22475/rebeca.v14n1.1254Palavras-chave:
Recepção audiovisual, Hollywood, Sul Global, DecolonialResumo
No contexto geopolítico da nova ordem multipolar, consolidado após os fracassos dos EUA nas guerras do Afeganistão e Ucrânia, é possível cogitar que maiores contingentes das audiências do Sul Global, agora empoderados pela ascensão dos BRICS e o declínio relativo estadunidense, passem a realizar uma recepção menos desejante e mais crítica dos filmes e séries hollywoodianos? Para refletir sobre essa questão e subsidiar teórico-metodologicamente futuras pesquisas, sugiro estudar as possibilidades desse fissuramento do “desejo por Hollywood” no Sul Global mediante a adoção de um conceito que denomino “estrutura de recepção desejante de Hollywood”. Entendo que essa estrutura se constitui, manifesta e reproduz sobretudo nas relações psíquicas, ideológicas e identitárias mantidas pelas audiências desejantes de Hollywood no Sul Global com o “discurso geopolítico americanista hollywoodiano”. Proponho que este último é composto por dois eixos discursivos centrais: as representações, construções e figurações da americanidade, enunciativas dos valores, visões de mundo e modos de vida estadunidenses, incluindo sua política externa; e as da estrangeiridade, geralmente estereotipantes, fantasiosas e desqualificadoras dos povos, culturas e governantes do Sul Global. Quanto às audiências desejantes de Hollywood, apesar de sua heterogeneidade e capacidade de negociação com essa discursividade americanista, penso que têm se mantido, estruturalmente, reféns de uma condição ideológica, psíquica e cultural de dependência, colonização e fascinação em seu vínculo com os produtos hollywoodianos, a qual, talvez, possa vir a ser fissurada na nova conjuntura geopolítica. Por fim, para futuras pesquisas, sugiro a utilização do operador metodológico denominado “contextos geopolíticos regionais de recepção” de Hollywood.
Downloads
Referências
ANDERSON, Benedict. Comunidades imaginadas: reflexões sobre a origem e a difusão do nacionalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2008 (1983).
APPLETON, Dina; YANKELEVITS, Daniel. Hollywood dealmaking: negotiating talent agreements for film, TV, and digital media. Nova Iorque: Allworth Press, 3 ed., 2018.
ATHIQUE, Adrian. Transnational audiences: media reception on a global scale. Cambridge: Polity Press, 2016.
BARKER, Martin; MATHIJS, Ernest (org.). Watching The lord of the rings: Tolkien’s world audiences. Nova Iorque: Peter Lang, 2007.
BORDWELL, David. Narration in the fiction film. Madison: University of Wisconsin Press, 1985.
BUTCHER, Pedro. Hollywood e o mercado de cinema brasileiro: princípios de uma hegemonia. Belo Horizonte: Letramento, 2024.
CHIOZZA, Giacomo. Anti-americanism and the American world order. Baltimore: Johns Hopkins University Press, 2009.
CULLEN, Jim. Martin Scorsese and the American dream. New Brunswick, Nova Jersey: Rutgers University Press, 2021.
DITTMER, Jason. Captain America and the nationalist superhero: metaphors, narratives, and geopolitics. Filadélfia: Temple University Press, 2013.
ESTEVES, Ana Camila de Souza. “Da África para o Mundo”: os dilemas da produção e da difusão dos cinemas africanos para audiências globais a partir da entrada da Netflix na Nigéria. 2022. Tese (Doutorado). Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2022.
FANON, Frantz. Peau noire, masques blancs. Paris: Seuil, 1952.
HALL, Stuart. Encoding/decoding. In: HALL, Stuart; HOBSON, Dorothy; LOWE, Andrew; WILLIS, Paul (orgs.). Culture, media, language. Londres: Hutchinson, 1980 (1973).
HJORT, Mette e MACKENZIE, Scott (orgs.). Cinema and nation. Londres: Routledge, 2000.
JENKINS, Henry. Textual poachers: television fans and participatory culture. Nova Iorque: Routledge, 1992.
KUAN-HSING Chen. Not yet the postcolonial era: the (super) nation-state and transnationalism of cultural studies: response to Ang and Stratton. Cultural Studies, 10:1, 1996, p. 37-70. DOI: 10.1080/09502389600490451.
LEVY, Bob. Television Development: how Hollywood creates new TV series. Nova Iorque: Routledge, 2019.
LOZANO, José Carlos. Consumo y apropiación de cine y TV extranjeros por audiencias en America Latina. Comunicar: Revista Científica de Comunicación y Educación, n. 30, v. 15, 2008, p. 67-72. DOI: 10.3916/c30-2008-01-010.
MASCARELLO, Fernando. Reinventando o conceito de cinema nacional. In: BAPTISTA, Mauro; MASCARELLO, Fernando (orgs.). Cinema mundial contemporâneo. São Paulo: Papirus, 2008. pp. 25-56.
MASCARELLO, Fernando. Superando o paradigma: espectatorialidade, estudos de recepção e teoria do cinema no Brasil [Prefácio]. In: JACKS, Nilda (org.). Espectatorialidade e públicos: entrevistas. São Paulo: Pimenta Cultural, 2023. pp. 14-49.
MEIMARIDIS, Melina; MAZUR, Daniela; RIOS, Daniel. De São Paulo a Seul: las estratégias de Netflix em los mercados periféricos. Comunicación y Sociedad, [S.l.], e8038, p. 1-26, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.32870/cys.v2021.8038. Acesso em: 05 jul. 2025.
MELNICK, Ross. Hollywood's embassies: how movie theaters projected American power around the world. Nova Iorque: Columbia, 2022.
NOGUEIRA, Isildinha Baptista. A cor do inconsciente: significações do corpo negro. São Paulo: Editora Perspectiva, 2021.
NYE, Joseph. Soft power: the means to success in world politics. Nova Iorque: Public Affairs, 2004.
O’CONNOR, Brendon. Anti-Americanism and American exceptionalism: pride and prejudice about the USA. Nova Iorque: Routledge, 2020.
OLSON, Scott. Hollywood planet: Global media and the competitive advantage of narrative transparency. Mahwah, Nova Jersey: Erlbaum, 1999.
PEASE, Donald. The new American exceptionalism. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2009.
SAUNDERS, Robert A.; STRUKOV, Vlad (orgs.). Popular geopolitics: plotting an evolving discipline. Londres: Routledge, 2018.
STOKES, Melvyn; MALTBY, Richard (org.). Hollywood abroad: audiences and cultural exchange. Londres: BFI, 2004.
SU, Wendy. From visual pleasure to global imagination: Chinese youth’s reception of Hollywood films. Asian Journal of Communication, 31:6, Novembro de 2021, 520-535, DOI: 10.1080/01292986.2021.1970202.
TODD, Emmanuel. La défaite de l’Occident. Paris: Gallimard, 2024.
VITALI, Valentina; WILLEMEN, Paul (orgs.). Theorising national cinema. Londres: BFI, 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Fernando Mascarello

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.