Um épico de terror no cinema contemporâneo

The Northman (2022) e a construção de atmosfera

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.22475/rebeca.v13n1.937

Mots-clés :

Cinema épico, Terror, Robert Eggers, Drama

Résumé

Este ensaio apresenta uma leitura crítica do filme The Northman (2022) considerando as características próprias de seu gênero (épico) no cinema e maneiras de redefinir seus códigos, bem como os diálogos estabelecidos com ele, conforme propomos que o filme de Robert Eggers realiza através da construção de uma atmosfera de terror. Consideramos também o diálogo com a história da dramaturgia como maneira de contribuir para essa atmosfera pela exploração de algumas figuras e momentos característicos do pathos aterrorizante no drama (do período grego clássico a Shakespeare), ao mesmo tempo em que os velhos arquétipos são desafiados a novos desenvolvimentos de lugares de significação diferenciados para os personagens.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Luis Guilherme Comar Freza, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Mestre em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).  Araraquara (SP). Brasil. 

Références

AUERBACH, Erich. Mimesis: a representação da realidade na literatura ocidental. Tradução de George Bernard Sperber. 7. ed. rev. e amp. São Paulo: Perspectiva, 2021.

ASTRUC, Alexandre. O que é a mise en scène? In: Cahiers du Cinéma, nº 100. Tradução de Matheus Cartaxo. Outubro/1959, p. 13-16. Disponível em: focorevistadecinema.com.br/FOCO4/miseenscene.htm. Acesso em: 22 jul. 2022.

BAKHTIN, Mikhail. Epos e romance: sobre a metodologia do estudo do romance. In: ______. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. Tradução de Aurora Bernardini F. et al. 5ª ed. São Paulo: UNESP-HUCITEC, 2002.

BAUDELAIRE, Charles. O pintor da vida moderna. In: ______. Poesia e Prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2006.

BLOOM, Harold. A angústia da influência: uma teoria da poesia. Rio de Janeiro: Imago, 1991.

BOTTING, Fred. Gothic. London; New York: Routledge, 1996.

BRAMESCO, Charles. Robert Eggers: ‘This is me trying to do Conan the Barbarian by way of Andrei Rublev’. [s.l.], 12 abr. 2022, Litte White Lies – revista. Disponível em: https://lwlies.com/interviews/robert-eggers-the-northman/. Acesso em: 14 fev. 2024.

BURKE, Edmund. Uma investigação filosófica sobre a origem de nossas ideias do sublime e do belo. Tradução de Enid Abreu. Campinas: Editora da UNICAMP, 2013.

CHESTERTON, Gilbert Keith. Ortodoxia. Tradução de Raul Martins e Mário Lucas Carbonera. Porto Alegre: Sociedade Chesterton Brasil, Instituto Hugo de São Vítor, 2021.

CONAN the barbarian. Direção: John Milius. Produção: Buzz Feitshans; Rafaela De Laurentiis. Universal Pictures; Dino De Laurentiis Company, 1982. 1 DVD, 129 min., son., color. Digital.

CORTÁZAR, Julio. Alguns aspectos do conto. In: Valise de Cronópio. 2ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2006.

KERMODE, Frank. The sense of an ending: studies in the theory of fiction. Oxford: Oxford University Press, 1967.

MCKEE, Robert. Story: substância, estrutura, estilo e os princípios da escrita de roteiro. Tradução de Chico Marés. Curitiba: Arte & Letra, 2006.

METZ, Christian. A significação no cinema. Tradução e posfácio de Jean-Claude Bernardet. São Paulo: Perspectiva, 1972.

POE, Edgar Allan. A filosofia da composição. In: ______. Edgar Allan Poe: medo classico: coletânea inédita de contos do autor. Tradução de Marcia Heloisa Amarante Gonçalves. 1ª ed. vol. 1. Rio de Janeiro: DarkSide Books, 2017.

PUNTER, David. Gothic Origins: The Haunting of the Text. In: ______. Gothic Pathologies: The Text, the Body and the Law. Basingstoke, UK: Macmillan, 1998.

SHAKESPEARE, William. Hamlet. Tradução de Péricles Eugênio da Silva Ramos. São Paulo: Abril Cultural, 1976.

______. Macbeth. In: ______. Romeu e Julieta; Macbeth; Otelo, o Mouro de Veneza. Tradução de Beatriz Viégas-Faria. São Paulo: Nova Cultural, 2003.

______. Titus Andronicus. In: DOVER WILSON, John (Ed.). The Cambridge Dover Wilson Shakespeare. 1ª ed. vol. 35. Cambridge, New York: Cambridge University Press, 1968.

THE NORTHMAN. Direção: Robert Eggers. Produção: Mark Huffam; Lars Knudsen (et al.). New Regency, 2022. 1 Blu-Ray, 137 min., son., color. Digital.

Téléchargements

Publiée

2024-07-02

Numéro

Rubrique

Hors cadre