“Eu não quero ter um mundo de uma cor só”: trajetória, autoria e estilo nos filmes do cineasta Flora Gomes

Auteurs

  • Jusciele Conceição Almeida de Oliveira Doutorado em Curso, pelo Centro de Investigação em Artes e Comunicação da Universidade do Algarve-CIAC/Ualg, em Faro/Portugal. Bolsista do Programa Doutorado Pleno no Exterior da CAPES, proc. nº 0654/14-0.

DOI :

https://doi.org/10.22475/rebeca.v5n2.377

Mots-clés :

Trajetória, Autoria, Estilo, Flora Gomes

Résumé

O trabalho parte de uma revisão teórica do conceito de autor e da “ideia de autoria”, tal como foi transposta pelas instâncias da teoria acadêmica, crítica cultural, artística e cinematográfica, por alguns estudiosos no campo das artes e dos cinemas africanos, para, em seguida, examinar os modos como ela é assumida, negociada, e afirmada e/ou refutada nos filmes do bissau-guineense Flora Gomes, ressaltando seu estilo e algumas marcas autorais iniciais. Informa-se também que o presente texto faz parte do projeto de doutorado, que se encontra em fase de escrita da tese.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Jusciele Conceição Almeida de Oliveira, Doutorado em Curso, pelo Centro de Investigação em Artes e Comunicação da Universidade do Algarve-CIAC/Ualg, em Faro/Portugal. Bolsista do Programa Doutorado Pleno no Exterior da CAPES, proc. nº 0654/14-0.

Possui graduação em Letras Vernáculas pela Universidade Federal da Bahia (2006). Especialização em Metodologia do Ensino de História e Cultura Afro-Brasileiras e Docência do Ensino Superior (2010). Mestre em Literatura e Cultura, pela Universidade Federal da Bahia (2013), com a dissertação sob o título "Tempos de Paz e Guerra: dilemas da contemporaneidade no filme Nha fala de Flora Gomes". Atualmente, é doutoranda no Centro de Investigação em Artes e Comunicação pela Universidade do Algarve CIAC/Ualg, em Portugal sob orientação da Profa Dra Mirian Tavares, com bolsa da CAPES Doutorado Pleno no Exterior, investigando cinemas bissau-guineenses e africanos, especificamente, o cineasta Flora Gomes, com o projeto de doutorado “A “ideia de autoria’ nos cinemas africanos: o caso Flora Gomes”.

Téléchargements

Publiée

2017-03-31

Numéro

Rubrique

Dossier