“Eu não quero ter um mundo de uma cor só”: trajetória, autoria e estilo nos filmes do cineasta Flora Gomes

Autores/as

  • Jusciele Conceição Almeida de Oliveira Doutorado em Curso, pelo Centro de Investigação em Artes e Comunicação da Universidade do Algarve-CIAC/Ualg, em Faro/Portugal. Bolsista do Programa Doutorado Pleno no Exterior da CAPES, proc. nº 0654/14-0.

DOI:

https://doi.org/10.22475/rebeca.v5n2.377

Palabras clave:

Trajetória, Autoria, Estilo, Flora Gomes

Resumen

O trabalho parte de uma revisão teórica do conceito de autor e da “ideia de autoria”, tal como foi transposta pelas instâncias da teoria acadêmica, crítica cultural, artística e cinematográfica, por alguns estudiosos no campo das artes e dos cinemas africanos, para, em seguida, examinar os modos como ela é assumida, negociada, e afirmada e/ou refutada nos filmes do bissau-guineense Flora Gomes, ressaltando seu estilo e algumas marcas autorais iniciais. Informa-se também que o presente texto faz parte do projeto de doutorado, que se encontra em fase de escrita da tese.

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Biografía del autor/a

Jusciele Conceição Almeida de Oliveira, Doutorado em Curso, pelo Centro de Investigação em Artes e Comunicação da Universidade do Algarve-CIAC/Ualg, em Faro/Portugal. Bolsista do Programa Doutorado Pleno no Exterior da CAPES, proc. nº 0654/14-0.

Possui graduação em Letras Vernáculas pela Universidade Federal da Bahia (2006). Especialização em Metodologia do Ensino de História e Cultura Afro-Brasileiras e Docência do Ensino Superior (2010). Mestre em Literatura e Cultura, pela Universidade Federal da Bahia (2013), com a dissertação sob o título "Tempos de Paz e Guerra: dilemas da contemporaneidade no filme Nha fala de Flora Gomes". Atualmente, é doutoranda no Centro de Investigação em Artes e Comunicação pela Universidade do Algarve CIAC/Ualg, em Portugal sob orientação da Profa Dra Mirian Tavares, com bolsa da CAPES Doutorado Pleno no Exterior, investigando cinemas bissau-guineenses e africanos, especificamente, o cineasta Flora Gomes, com o projeto de doutorado “A “ideia de autoria’ nos cinemas africanos: o caso Flora Gomes”.

Publicado

2017-03-31

Número

Sección

Dossier