"As meninas só querem se exibir"
A elite feminina de Montevidéu no centro da promoção cinematográfica
DOI :
https://doi.org/10.22475/rebeca.v14n1.1270Mots-clés :
Públicos de cinema, Modernização, Público feminino, Exibição cinematográficaRésumé
O artigo apresenta um estudo de caso específico dentro do campo dos estudos de audiência que se centra na participação ativa das mulheres na cena de Montevideu em 1936. O papel das “damas da sociedade” foi fundamental para consolidar o cinema como elemento-chave da modernidade em Montevideu, ao mesmo tempo que exerceu um controle significativo sobre a legitimidade dos espetáculos e definiu tendências na moda e no estilo de vida urbano. O estudo analisa como as mulheres da elite de Montevidéu se posicionaram como figuras centrais na promoção do cinema durante a década de 1930. Sua participação transcendeu a mera presença nas sessões, tornando-se um mecanismo de legitimação dos eventos cinematográficos e um poderoso instrumento de divulgação de um estilo de vida moderno e cosmopolita. A imprensa da época, especialmente revistas como Cine Radio Actualidad, dedicou uma atenção significativa a estas mulheres, destacando a sua elegância, os seus trajes e a sua participação em eventos sociais associados ao cinema. Mas, mais importante ainda, nessas páginas de cinema, a presença dessas mulheres, seja como personagem ou como imagem, era protagonista da cena cinematográfica. Essa dinâmica não só reflete a importância do cinema como espaço de socialização das elites, mas também evidencia as tensões de classe e de gênero inerentes ao processo de modernização.
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