Luz, sombra e crime
A relação entre esquemas de iluminação e narrativa em O destino bate à sua porta, de Tay Garnett
DOI :
https://doi.org/10.22475/rebeca.v14n1.1046Mots-clés :
Análise, Cinematografia, Narrativa, O destino bate à sua portaRésumé
O artigo apresenta uma análise da relação entre cinematografia e narrativa no filme O destino bate à sua porta (Tay Garnett, 1946), centrada nos esquemas de iluminação elaborados por Sydney Wagner, diretor de fotografia da obra, e a capacidade que eles têm de evidenciar a estrutura proposta pelos roteiristas Harry Ruskin e Niven Busch. Partimos da hipótese de que fotógrafos atuantes na Hollywood da década de 1940 também buscavam em seus trabalhos variações dentro do gênero thriller psicológico, inspirando-se em inovações narrativas que preenchiam o panorama literário e cinematográfico da época. Metodologicamente, a pesquisa se ancora no exoesqueleto e nas funções do estilo cinematográfico propostos por Bordwell (2005, 2023) e na análise fílmica de abordagem neoformalista de Thompson (1988), buscando identificar padrões e variações relacionados à utilização de luz de cenário e também de esquemas do tipo low-key e high-key. Como resultado, encontramos evidências de que a iluminação na produção noir pode atuar de maneira alternada e de que o estilo no cinema, além de denotar, expressar, simbolizar e decorar, pode também exercer uma função estrutural.
Téléchargements
Références
BORDWELL, David. Figures traced in light: on cinematic staging. Berkeley: University of California Press, 2005.
BORDWELL, David. On the history of film style. 2 ed. Madison: Irvington Way Press, 2018.
BORDWELL, David. Perplexing plots – popular storytelling and the poetics of murder. .Nova York: Columbia University Press, 2023.
BORDWELL, David; THOMPSON, Kristin; SMITH, Jeff. Film art – an introduction. 12. ed. Nova York: McGraw-Hill Education, 2020.
CAIN, James M. The postman always rings twice. Nova York: Vintage Crime/Black Lizzard, 1934.
CAIN, James M. Double indemnity. Nova York: Liberty Magazine, 1936.
CALOUROS na Broadway. Direção: Busby Berkeley. Produção: Robert Lord. Beverly Hills: MGM, 1942. 118 min., sonoro, preto e branco. 35mm.
CARREIRO, Rodrigo. A linguagem do cinema: uma introdução. Pernambuco: Editora UFPE, 2021.
FERNANDEZ, Brena Paula Magno; MAKOWIECKY, Sandra. “Esquemas e correções”: um capítulo popperiano na moderna história da arte. Artefilosofia: Ouro Preto, v.6, n.10, p.135-146, abr. 2011. Disponível em: https://periodicos.ufop.br/raf/article/view/621/. Acesso em: 12 set. 2024.
GOMBRICH, Ernst Han. Art and illusion: a study in the psychology of pictorial representation. 11. Ed. Princeton: Princeton University Press, 2023.
HUGHES, Lloyd. Tay Garnett. In: ARMSTRONG, Richard; CHARITY, Tom; HUGHES, Lloyd; WINTER, Jessica. The rough guide to film – an a-z of directors and their movies. Londres: Rough Guides, 2007.
MCKEE, Robert. Story: substance, structure, style, and the principles of screenwriting. Nova York: Harper-Collins, 1997.
MOONRISE Kingdom. Direção: Wes Anderson. Produção: Wes Anderson; Barry Mendel; Scott Rudin. Santa Mônica: Indian Paintbrush, 2012. 94 min., sonoro, colorido, 16mm (35mm blow-up).
MORDEDORAS de 1935. Direção: Busby Berkeley. Produção: Robert Lord. First National Pictures, 1935. 95 min., sonoro, preto e branco. 35mm.
MOURA, Edgar. 50 anos: luz, câmera e ação. São Paulo: Editora SENAC, 2001.
NAREMORE, James. More than night: film noir in its contexts. Califórnia: University of California, 2008.
O DESTINO bate à sua porta. Direção: Tay Garnett. Produção: Carey Wilson. Beverly Hills: MGM, 1946. 113 min., sonoro, preto e branco. 35mm.
OS EXCÊNTRICOS Tenembaums. Direção: Wes Anderson. Produção: Wes Anderson; Barry Mendel; Scott Rudin. Burbank: Touchstone Pictures, 1955. 119 min., sonoro, colorido. 35mm.
SHKLOVSKY, Victor. Art as Technique. In: LEMON, Lee T.; REIS, Marion J. (orgs.) Russian Formalist Criticism: Four Essays. 1. ed. Lincoln: University of Nebraska Press, 1965.
THOMPSON, Kristin. Breaking the Glass Armor - Neoformalist Film Analysis. Nova Jersey: Princeton University Press, 1988.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
© Thiago Rabelo, Rodrigo Cássio Oliveira 2025

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.