Mesa redonda

Reconfiguraciones del campo cinematográfico en la década del 2010

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22475/rebeca.v12n1.985

Palabras clave:

Cine contemporáneo, Cine brasileño, Años 2010

Resumen

Mesa redonda organizada por los editores del dossier “Reconfiguraciones del campo cinematográfico en la década del 2010”, con la presencia de Hernani Heffner, Kênia Freitas, Lúcia Monteiro y Pedro Butcher. Se discutieron temas como: las características estilísticas del cine en la década del 2010; la intensificación de la relación entre películas de autor y películas de género, especialmente en el cine brasileño; cine negros; cine indígena; nuevas formas de circulación y relación con el circuito de festivales; cine de militancia; la entrada de los streamings; arqueología de los medios; el ascenso conservador y su relación con el audiovisual brasileño; los desafíos de la enseñanza de la historia del cine.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luíza Beatriz Amorim Melo Alvim, Universidade de São Paulo

Doutora em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Realizou pós-doutorado em Música pela UNIRIO e pela UFRJ. Atualmente faz pós-doutorado em Comunicação na Universidade de São Paulo (USP). São Paulo (SP). Brasil.

Julio Bezerra, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense  (UFF). Realizou pesquisas de pós-doutorado na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e na Columbia University. Professor dos Cursos de Jornalismo e de Audiovisual e do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Campo Grande (MS). Brasil.

Pedro Butcher Butcher, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-RJ)

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor do Curso de Cinema e Audiovisual da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-RJ), pesquisador, curador e crítico de cinema. Rio de Janeiro (RJ). Brasil.

Kênia Freitas, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Realizou estágios de pós-doutorado em Comunicação na Universidade Católica de Brasília (UCB) e na Universidade Estadual Paulista (UNESP-Bauru). Curadora de diversos festivais e programadora do Cinema do Dragão. Fortaleza (CE). Brasil.

Hernani Heffner, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro

Gestor, editor, ator e dramaturgo. Gerente da Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM). Rio de Janeiro (RJ). Brasil.

Marcelo Gil Ikeda, Universidade Federal do Ceará

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor do Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Ceará (UFC). Atua também como realizador, crítico e curador de cinema. Fortaleza (CE). Brasil.

Lúcia Ramos Monteiro, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle Paris 3 e pela Universidade de São Paulo (USP), realizou pesquisas de pós-doutorado na Escola de Comunicação e Artes da USP e na Universidade Grenoble-Alpes. Professora-adjunta do Departamento de Cinema da Universidade Federal Fluminense (UFF) e do Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual da mesma instituição. Atua também como crítica e curadora de cinema. Niterói (RJ). Brasil.

Daniela Giovana Siqueira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Professora dos Cursos de Audiovisual e Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Campo Grande (MS). Brasil.

Publicado

2023-07-30

Número

Sección

Fuera de cuadro