TELAS MIGRANTES: UMA GEOGRAFIA URBANA DAS SALAS DE EXIBIÇÃO COMERCIAL NO BRASIL DO SÉCULO XXI.
DOI:
https://doi.org/10.22475/rebeca.v9n1.622Keywords:
Geografia do cinema, exibição cinematográfica, sala de cinema.Abstract
Este escrito apresenta uma contribuição da geografia ao entendimento do processo de fechamento das salas de cinema de rua vivido no Brasil especialmente entre as décadas de 1980 e 1990 e sua migração para as grandes cidades no formato multiplex. A imposição tecnológica da reformulação arquitetônica das salas correspondeu à sua concentração territorial em mercados aglomerados e mais lucrativos que as pequenas cidades da imensidão interiorana brasileira. Mas esta questão não explica-se unicamente a partir da transição tencológica - trata-se de uma questão urbana. A existência de salas de cinema de rua encontra sentido na configuração social da cidade moderna brasileira típica da primeira metade do século XX, quando as ruas ainda apresentavam-se como espaços de encontro. Entendemos que esta migração das salas do interior para as grandes cidades e das ruas para os shoppings impactou o que se assiste e quem assite ao cinema no Brasil. Note-se que a localização geográfica das salas comerciais de exibição acompanha o mapa do desenvolvimento regional brasileiro, o que reproduz-se também na escala intra-urbana. O presente artigo demonstra como articulamos a dimensão da exibição cinematográfica comercial de filmes brasileiros pensada a partir da história de nosso desenvolvimento territorial e urbano.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
1. Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under theCreative Commons Attribution License, which allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
2. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g. publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
CC BY-NC-SA
This license allows others to remix, adapt, and create from your work for non-commercial purposes, provided they credit you and license new creations under identical terms.
You are free to:
● Share — copy and redistribute the material in any medium or format.
● Adapt — remix, transform, and build upon the material.
The licensor cannot revoke these freedoms as long as you follow the license terms:
● You must give appropriate credit, provide a link to the license, andindicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
● You may not use the material for commercial purposes.