Guinea-Bissau: from the state supported cinema to the cinema outside of the state

Authors

  • Paulo Cunha
  • Catarina Laranjeiro

DOI:

https://doi.org/10.22475/rebeca.v5n2.373

Keywords:

Guinea-Bissau, Decolonization, Public Policies, Amílcar Cabral

Abstract

We propose to reflect on the civil society, the nation and the State in Guinea-Bissau, through a panoramic analysis of the cinema of Guinea-Bissau over the last five decades. Taking into account Amílcar Cabral´s Cabral initial project, we pay special attention to the production of cinema in Guinea-Bissau in the context of post-colonial African cinema.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Paulo Cunha

Paulo Cunha é doutor em Estudos Contemporâneos pela Universidade de Coimbra. Leciona Cinema na Universidade da Beira Interior e na Escola Superior de Tecnologia de Abrantes. É pesquisador integrado do CEIS20 – Centro de Estudos Interdisciplinares do Séc. XX da Universidade de Coimbra e da Rede Proprietas. É membro fundador e dirigente da AIM – Associação de Investigadores da Imagem em Movimento. Tem publicado diversos textos sobre cinema português, cineclubismo e cinema de amadores, políticas públicas e modos de produção

Catarina Laranjeiro

Catarina Laranjeiro é doutoranda em Pós-Colonialismo e Cidadania Global no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. O seu projeto de doutoramento foca o Cinema e Cosmopolítica como instrumentos para pensar a memória da Luta de Libertação na Guine-Bissau. Realizou o filme Pabia di Aos (2013). Desde 2010, tem colaborado em diferentes projetos que cruzam cinema, arte e antropologia).

Published

2017-03-31

Issue

Section

Dossier