O desejo por Hollywood no Sul Global na era do declínio do império americano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22475/rebeca.v14n1.1254

Palavras-chave:

Recepção audiovisual, Hollywood, Sul Global, Decolonial

Resumo

No contexto geopolítico da nova ordem multipolar, consolidado após os fracassos dos EUA nas guerras do Afeganistão e Ucrânia, é possível cogitar que maiores contingentes das audiências do Sul Global, agora empoderados pela ascensão dos BRICS e o declínio relativo estadunidense, passem a realizar uma recepção menos desejante e mais crítica dos filmes e séries hollywoodianos? Para refletir sobre essa questão e subsidiar teórico-metodologicamente futuras pesquisas, sugiro estudar as possibilidades desse fissuramento do “desejo por Hollywood” no Sul Global mediante a adoção de um conceito que denomino “estrutura de recepção desejante de Hollywood”. Entendo que essa estrutura se constitui, manifesta e reproduz sobretudo nas relações psíquicas, ideológicas e identitárias mantidas pelas audiências desejantes de Hollywood no Sul Global com o “discurso geopolítico americanista hollywoodiano”. Proponho que este último é composto por dois eixos discursivos centrais: as representações, construções e figurações da americanidade, enunciativas dos valores, visões de mundo e modos de vida estadunidenses, incluindo sua política externa; e as da estrangeiridade, geralmente estereotipantes, fantasiosas e desqualificadoras dos povos, culturas e governantes do Sul Global. Quanto às audiências desejantes de Hollywood, apesar de sua heterogeneidade e capacidade de negociação com essa discursividade americanista, penso que têm se mantido, estruturalmente, reféns de uma condição ideológica, psíquica e cultural de dependência, colonização e fascinação em seu vínculo com os produtos hollywoodianos, a qual, talvez, possa vir a ser fissurada na nova conjuntura geopolítica. Por fim, para futuras pesquisas, sugiro a utilização do operador metodológico denominado “contextos geopolíticos regionais de recepção” de Hollywood.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Mascarello, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade de São Paulo (USP). Realiza doutorado no Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pesquisador independente. Brasil.

Referências

ANDERSON, Benedict. Comunidades imaginadas: reflexões sobre a origem e a difusão do nacionalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2008 (1983).

APPLETON, Dina; YANKELEVITS, Daniel. Hollywood dealmaking: negotiating talent agreements for film, TV, and digital media. Nova Iorque: Allworth Press, 3 ed., 2018.

ATHIQUE, Adrian. Transnational audiences: media reception on a global scale. Cambridge: Polity Press, 2016.

BARKER, Martin; MATHIJS, Ernest (org.). Watching The lord of the rings: Tolkien’s world audiences. Nova Iorque: Peter Lang, 2007.

BORDWELL, David. Narration in the fiction film. Madison: University of Wisconsin Press, 1985.

BUTCHER, Pedro. Hollywood e o mercado de cinema brasileiro: princípios de uma hegemonia. Belo Horizonte: Letramento, 2024.

CHIOZZA, Giacomo. Anti-americanism and the American world order. Baltimore: Johns Hopkins University Press, 2009.

CULLEN, Jim. Martin Scorsese and the American dream. New Brunswick, Nova Jersey: Rutgers University Press, 2021.

DITTMER, Jason. Captain America and the nationalist superhero: metaphors, narratives, and geopolitics. Filadélfia: Temple University Press, 2013.

ESTEVES, Ana Camila de Souza. “Da África para o Mundo”: os dilemas da produção e da difusão dos cinemas africanos para audiências globais a partir da entrada da Netflix na Nigéria. 2022. Tese (Doutorado). Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2022.

FANON, Frantz. Peau noire, masques blancs. Paris: Seuil, 1952.

HALL, Stuart. Encoding/decoding. In: HALL, Stuart; HOBSON, Dorothy; LOWE, Andrew; WILLIS, Paul (orgs.). Culture, media, language. Londres: Hutchinson, 1980 (1973).

HJORT, Mette e MACKENZIE, Scott (orgs.). Cinema and nation. Londres: Routledge, 2000.

JENKINS, Henry. Textual poachers: television fans and participatory culture. Nova Iorque: Routledge, 1992.

KUAN-HSING Chen. Not yet the postcolonial era: the (super) nation-state and transnationalism of cultural studies: response to Ang and Stratton. Cultural Studies, 10:1, 1996, p. 37-70. DOI: 10.1080/09502389600490451.

LEVY, Bob. Television Development: how Hollywood creates new TV series. Nova Iorque: Routledge, 2019.

LOZANO, José Carlos. Consumo y apropiación de cine y TV extranjeros por audiencias en America Latina. Comunicar: Revista Científica de Comunicación y Educación, n. 30, v. 15, 2008, p. 67-72. DOI: 10.3916/c30-2008-01-010.

MASCARELLO, Fernando. Reinventando o conceito de cinema nacional. In: BAPTISTA, Mauro; MASCARELLO, Fernando (orgs.). Cinema mundial contemporâneo. São Paulo: Papirus, 2008. pp. 25-56.

MASCARELLO, Fernando. Superando o paradigma: espectatorialidade, estudos de recepção e teoria do cinema no Brasil [Prefácio]. In: JACKS, Nilda (org.). Espectatorialidade e públicos: entrevistas. São Paulo: Pimenta Cultural, 2023. pp. 14-49.

MEIMARIDIS, Melina; MAZUR, Daniela; RIOS, Daniel. De São Paulo a Seul: las estratégias de Netflix em los mercados periféricos. Comunicación y Sociedad, [S.l.], e8038, p. 1-26, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.32870/cys.v2021.8038. Acesso em: 05 jul. 2025.

MELNICK, Ross. Hollywood's embassies: how movie theaters projected American power around the world. Nova Iorque: Columbia, 2022.

NOGUEIRA, Isildinha Baptista. A cor do inconsciente: significações do corpo negro. São Paulo: Editora Perspectiva, 2021.

NYE, Joseph. Soft power: the means to success in world politics. Nova Iorque: Public Affairs, 2004.

O’CONNOR, Brendon. Anti-Americanism and American exceptionalism: pride and prejudice about the USA. Nova Iorque: Routledge, 2020.

OLSON, Scott. Hollywood planet: Global media and the competitive advantage of narrative transparency. Mahwah, Nova Jersey: Erlbaum, 1999.

PEASE, Donald. The new American exceptionalism. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2009.

SAUNDERS, Robert A.; STRUKOV, Vlad (orgs.). Popular geopolitics: plotting an evolving discipline. Londres: Routledge, 2018.

STOKES, Melvyn; MALTBY, Richard (org.). Hollywood abroad: audiences and cultural exchange. Londres: BFI, 2004.

SU, Wendy. From visual pleasure to global imagination: Chinese youth’s reception of Hollywood films. Asian Journal of Communication, 31:6, Novembro de 2021, 520-535, DOI: 10.1080/01292986.2021.1970202.

TODD, Emmanuel. La défaite de l’Occident. Paris: Gallimard, 2024.

VITALI, Valentina; WILLEMEN, Paul (orgs.). Theorising national cinema. Londres: BFI, 2006.

Downloads

Publicado

2025-07-10

Edição

Seção

Dossiê