A trajetória e a relevância estratégica do público infantil para o desenvolvimento do cinema e audiovisual brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22475/rebeca.v14n1.1252

Palavras-chave:

Público Infantil, Cinema Brasileiro, Cinema Infantil, Audiovisual Infantil

Resumo

Este artigo examina a trajetória do público infantil e sua relação com o cinema e audiovisual brasileiro, evidenciando a relevância estratégica deste segmento para a sobrevivência e soberania da cinematografia nacional. Apesar da marginalização nos estudos acadêmicos, a análise revela que produções voltadas às crianças foram cruciais em períodos críticos, como a crise dos anos 1990, quando representaram 68% do público entre os filmes brasileiros mais assistidos após o desmonte da Embrafilme. O estudo mapeia desde as primeiras iniciativas vinculadas a ideia de um cinema educativo até a atual diversidade de obras em plataformas, demonstrando a importância da formação do público infantil para o desenvolvimento do setor. Discute-se ainda a importância de políticas públicas específicas, como as leis que versam sobre a inclusão do cinema nas escolas e as recentes legislações de cotas de tela, enquanto estratégias para cultivar novas gerações de espectadores brasileiros. Por fim, o artigo conclui que o investimento na formação de público, bem como no desenvolvimento de obras dedicadas ao cinema e audiovisual infantil representa um elemento estratégico para a soberania cultural brasileira e para garantir a continuidade e diversidade da produção nacional frente aos desafios que se impõem ao setor audiovisual.

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Biografia do Autor

Arthur Fiel, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), coordenadora do Observatório do Cinema e do Audiovisual Capixaba (OCAC) na mesma instituição.

Pedro Alves, Universidade Federal Fluminense

Doutorando em Comunicação no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Integra o Grupo de Pesquisa em Animação (AnimaMídia/UFF) e o Núcleo de Pesquisa em Televisão e Novas Mídias (TeleVisões/UFF).

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Publicado

2025-07-10

Edição

Seção

Dossiê