Conversa com Mariana Souto
Métodos comparativos para os estudos fílmicos e o trabalho doméstico no cinema
DOI:
https://doi.org/10.22475/rebeca.v14n1.1148Palavras-chave:
Cinema comparado, Constelações fílmicas, Empregada Doméstica, Cinema latino-americanoResumo
Nesta conversa com Mariana Souto, falamos de métodos comparativos para os estudos fílmicos, incluindo o inventário, as constelações fílmicas e o motivo visual. Além disso, abordamos filmes que tratam das relações de classe, especialmente os que envolvem a presença de empregadas domésticas, como Aquarius (Kleber Mendonça Filho, 2015), Que horas ela volta? (Anna Muylaert, 2015) e A mulher sem cabeça (Lucrecia Martel, 2008), para refletir como alguns padrões estéticos ainda partem de um mesmo imaginário que reproduz uma hierarquia de poder entre classes sociais. A proposta não foi se limitar ao esquema pergunta-resposta, mas deixar que os filmes atravessassem a conversa, permitindo um diálogo com eles.
Downloads
Referências
A MULHER sem cabeça. Direção: Lucrecia Martel. Produção: El Deseo, Aqua Films e Teodora Film. Argentina, 2008, 87 min., sonoro, colorido.
AS BOAS maneiras. Direção: Juliana Rojas e Marco Dutra. Produção: Good Fortune Films, Urban Factory, Dezenove Som e Imagens e Globo Filmes. Brasil, 2017. 135 min., sonoro, colorido
AQUARIUS. Direção: Kleber Mendonça Filho. Produção: CinemaScópio Produções. Brasil, 2016, 146 min., sonoro, colorido.
BHATTACHARYA, Tithi. O que é a teoria da reprodução social? Traduzido por Maíra Mee Silva. Revista Outubro, n. 32. pp. 99-113, 2019. Disponível em: https://outubrorevista.com.br/o-que-e-a-teoria-da-reproducao-social/. Acesso em: 2 jul. 2025.
COMOLI, Jean-Louis. Ver e poder: a inocência perdida: cinema, televisão, ficção, documentário. Organizado por César Guimarães e Ruben Caixeta. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.
DIDI-HUBERMAN, George. Que emoção! Que emoção? São Paulo: Editora 34, 2016.
O SOM ao redor. Direção: Kleber Mendonça Filho. Produção: Hubert Bals Fund e CinemaScópio. Brasil, 2012. 131 min., sonoro, colorido.
QUE HORAS ela volta? Anna Muylaert: África Filmes, Globo Filmes e Gullane, 2015. 112 min., sonoro, colorido.
ROMA. Direção: Alfonso Cuarón. Produção: Participant Media e Esperanto Filmoj. México, 2018. 135 min.), sonoro, colorido.
ROMANCE de empregada. Direção: Bruno Barreto. Produção: Embrafilme. Brasil, 1988. 90 min., sonoro, colorido.
SAMAIN, Etienne. Como pensam as imagens. Campinas: Editora da Unicamp, 2012.
SOUTO, Mariana. Inflitrados e Invasores: uma perspectiva comparada sobre relações de classe no cinema brasileiro. Salvador: Edufba, 2019.
SOUTO, Mariana. Constelações fílmicas: um método comparatista no cinema. Galáxia (São Paulo), n. 45, pp. 153–165, 2020. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/44673. Acesso em: 29 jun. 2025.
SOUTO, Mariana. Constelação e motivo visual: a piscina vazia no cinema brasileiro. In: XXIV Encontro da SOCINE, 2021, formato remoto. Disponível em: https://associado.socine.org.br/anais/2021/21453/mariana_souto/constelacao_e_motivo_visual_a_piscina_vazia_no_cinema_brasileiro. Acesso em: 6 jul. 2024.
SOUTO, Mariana. Romance de Empregada. Cine Humberto Mauro Mais. 19 ago. 2023. Disponível em: https://www.cinehumbertomauromais.com/post/romance-da-empregada. Acesso em: 6 jul. 2024.
VERAS, Pedro Figueiredo. Desvios de olhar: as aparições de figurantes no Cinema Novo. 2017. Dissertação (Mestrado), Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Lígia Maciel Ferraz

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.