Identidade em crise
A noção de mineiridade em O Padre e a Moça
DOI :
https://doi.org/10.22475/rebeca.v12n1.864Mots-clés :
Identidade, Tradição, Religiosidade, CriseRésumé
O presente texto busca perceber a formação da identidade dos personagens do filme O Padre e a Moça, primeiro longa-metragem dirigido por Joaquim Pedro de Andrade, ao tratar da questão da “mineiridade”. Com isso, pretende-se compreender como os conflitos identitários dos personagens estão relacionados com a própria crise de uma identidade hegemônica nacional, que também reflete na instituição da linguagem cinematográfica particular do cineasta. Por fim, percebe-se de que modo a poesia e o cinema são mobilizados por Joaquim Pedro de Andrade para apreender a modernidade e as próprias configurações do tempo.
Téléchargements
Références
ARRUDA, Maria Arminda do Nascimento. O lugar da memória. In: ARRUDA, M. A. DO N. Mitologia da mineiridade. São Paulo: Editora Brasiliense, 1990. p. .
BAUMAN, Zygmunt. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005.
BHABHA, Homi. O Local da Cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998.
CUCHE, Denys. A noção de cultura nas ciências sociais. Bauru: EDUSC, 1999.
HOBSBAWM, Eric. Introdução. In: HOBSBAWM, Eric; RANGER, Terence (orgs.). A invenção das tradições. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984.
MARQUES, Ivan. O padre, a moça e um “brasileiro mistério” – Drummond nas lentes do Cinema Novo.Revista Nova Atlântica, São Paulo, n. 15, p.87-99, 2009.
MELUCCI, Alberto. Identidade. In: MELUCCI, A. O jogo do eu: a mudança de si em uma sociedade global. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2004. p.44-49.
MONTEIRO, Lúcia Ramos. Das narrativas de fundação às narrativas de dissolução: a questão da identidade nacional em filmes contemporâneos “periféricos”. In: ANAIS DO 25° ENCONTRO ANUAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO – COMPÓS, 25, 2016, Goiânia. Anais eletrônicos… Goiânia, UFG, 2016. p. 1-17. Disponível em: http://www.compos.org.br/biblioteca/ramos_monteiro_compos_3357.pdf. Acesso em: jun/2021 .
O PADRE e a Moça. Direção: Joaquim Pedro de Andrade. Brasil : Bretz Filmes, 2021 [1965]. DVD.
PINTO, L. S. O Padre e a moça: censura, igreja e estado. Disponível em: http://memoriacinebr.com.br/Textos/O_Padre_e_a_moca.pdf. Acesso em: jun/2021 .
ROCHA, Simone Maria. Identidade regional, produção e recepção: a mineiridade na televisão. In: ANAIS DO 12° ENCONTRO ANUAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO – COMPÓS, 12, 2003, Recife. Anais eletrônicos…, Recife: UFPE, 2003. p. 1-19. Disponível em: http://www.compos.org.br/data/biblioteca_1026.PDF. Acesso em: jun. 2021.
SILVA, Meire Oliveira. Passos da paixão mineira: o cinema-poesia de Joaquim Pedro de Andrade e suas reminiscências. Universidade de São Paulo, USP. São Paulo, 2011.
TROTTA, Felipe. A macheza. In: TROTTA, Felipe. No Ceará não tem disso não: nordestinidade e macheza no forró contemporâneo. Rio de Janeiro: Folio Digital: Letra e Imagem, 2014.
WISNIK, José Miguel. Maquinação do mundo: Drummond e a mineração. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.
ZIZEK, Slavoj. Violência: seis reflexões laterais. São Paulo: Boitempo, 2014.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
© Thiago Henrique Fernandes Leão Gomes, Cláudio Rodrigues Coração 2023
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.