Circuitos de exibição na Bahia: um balanço das Mostras e Festivais realizados entre 2016 e 2021

Auteurs

  • Clarissa Viana Matos de Moura Universidade Federal da Bahia https://orcid.org/0000-0002-7708-1182
  • Filipe Brito Gama Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • André Ricardo Araujo Virgens Universidade Federal da Bahia
  • Everaldo Asevedo Universidade Federal da Bahia

DOI :

https://doi.org/10.22475/rebeca.v11n1.801

Mots-clés :

mostras e festivais, exibição cinematográfica, difusão, Bahia

Résumé

Este artigo tem como objetivo apresentar uma caracterização geral do circuito de mostras e festivais realizados na Bahia nos últimos anos. Após a realização de um breve apanhado histórico sobre a constituição desse segmento no estado, apresentaremos impressões sobre o perfil de mostras e festivais realizados entre 2016 e 2019, a partir de categorias como local de realização, perfil temático, perfil de financiamento e continuidade das propostas. Na sequência, apresentaremos considerações preliminares sobre o ano de 2020 e o primeiro semestre do ano de 2021, trazendo reflexões sobre o impacto da pandemia e das medidas de isolamento social neste segmento no estado.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Clarissa Viana Matos de Moura, Universidade Federal da Bahia

Jornalista e doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (POSCOM-UFBA), com estágio doutoral na Université Paris 2 - Panthéon Assas. Integra o Observatório do Audiovisual Baiano. Possui especialização em Gestão Estratégica Pública pela Universidade Estadual de Campinas e mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA.

Filipe Brito Gama, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Professor do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e Realizador Audiovisual. É Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense (PPGCINE - UFF), Mestre no Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som da Universidade Federal de São Carlos (PPGIS - UFSCar), Especialista em Gestão Cultura pelo Senac e Graduado em Arte e Mídia na Universidade Federal de Campina Grande.

André Ricardo Araujo Virgens, Universidade Federal da Bahia

Produtor Cultural, pesquisador e doutorando e mestre pelo Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da UFBA. Coordenador do Observatório do Audiovisual Baiano.

Everaldo Asevedo, Universidade Federal da Bahia

Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (POSCOM-UFBA), com graduação no Bacharelado Interdisciplinar em Artes, com concentração em Cinema e Audiovisual, pela mesma instituição e em Direito pela Universidade Católica do Salvador. Pesquisador do Observatório do Audiovisual Baiano.

Téléchargements

Publiée

2022-07-29

Numéro

Rubrique

Dossier