A polifonia de efeitos sonoros no sound design de Alan Splet

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.22475/rebeca.v7n2.509

Mots-clés :

Cinema, Sound design, Alan Splet, David Lynch

Résumé

A obra do sound designer Alan Splet (1939-1994) indica como poucas a importância ainda a se reconhecer, acadêmica e criticamente, da edição de efeitos sonoros como um recurso de grande potencial expressivo no cinema. Este estudo aponta sua inovação em termos de linguagem cinematográfica, por meio de análise de seus filmes, comparação a obras anteriores com sobreposição de efeitos sonoros e referencial teórico do som. Explorando a detalhada e artesanal riqueza narrativa da polifonia de diferentes efeitos, Splet valorizou sonoridades abstratas, até em contraponto às imagens quando em sua parceria com David Lynch. Conforme pesquisadores e colegas de trabalho lembram, suas ambiências sonoras, que absorvem a atenção pela diversidade de combinações de efeitos, bem como o estranhamento do seu contraste entre elas e o que se vê na tela, tornam suas paisagens sonoras verdadeiros personagens das obras em que trabalhou.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Fabiano Pereira de Souza, Universidade Anhembi Morumbi

Doutorando (2017-2020) e Mestre em Comunicação, área de concentração Comunicação Audiovisual, linha de pesquisa Análises de Produtos Audiovisuais (2016) pela Universidade Anhembi Morumbi. Possui especialização em Cinema, Vídeo e Fotografia - Criação em Multimeios (2008), graduação em Comunicação Social - Jornalismo (2002) e graduação em Design Digital (1997), todos pela Universidade Anhembi Morumbi. Integrante do grupo de pesquisa, inscrito no CNPq, Cinema expandido, da estereoscopia ao web footage: novos regimes de visualidade no século XXI. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo, em publicações de mídia impressa de larga circulação nacional e online.

Téléchargements

Publiée

2019-06-03

Numéro

Rubrique

Thématiques Libres