A nova democracia?: Rotten Tomatoes, Metacritic, Twitter e IMDb

Auteurs

  • Wanderley de Mattos Teixeira Neto UFBA

DOI :

https://doi.org/10.22475/rebeca.v6n2.495

Mots-clés :

Crítica, Democracia Digital, Rotten Tomatoes, Autoridade Discursiva

Résumé

Artigo de autoria do professor Mattias Frey, da University of Kent, no título original The New Democracy?: Rotten Tomatoes, Metacritic, Twitter, and IMDb. O texto integra o livro Film Criticism in the Digital Age, organizado por ele e pela professora Cecilia Sayad (2015, p. 81 – 98), publicado pela Rutgers University Press.

O intuito do presente artigo é entender como o discurso da democracia digital é articulado na defesa e na contestação do argumento da dissolução da autoridade do juízo crítico em tempos de mídias sociais, agregadores de críticas e outras plataformas da internet. Através de uma análise dos posicionamentos discursivos e das políticas operacionais do site Rotten Tomatoes, podemos relativizar o entusiasmo pelas defesas de uma nova realidade marcada por supostas relações horizontais entre os críticos de cinema e os seus leitores através do estudo de três elementos dessa defesa endossada pelo referido site: a objetividade, o acesso e a participação. Assim, sites com propostas democratizantes como o Rotten Tomatoespodem reforçar noções tradicionais sobre a autoridade discursiva da crítica.


Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Wanderley de Mattos Teixeira Neto, UFBA

Doutorando e mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia e integrante do GRIM – Grupo de Pesquisa Recepção e Crítica da Imagem.

Téléchargements

Publiée

2018-07-24

Numéro

Rubrique

Compte rendu et Traductions