Cinema e Educação: territorialidades, narrativas e hibridizações

Auteurs

  • Tatiane Mendes Pinto Universidade Estadual do Rio de Janeiro

DOI :

https://doi.org/10.22475/rebeca.v7n1.435

Mots-clés :

Cinema, Educação, Experiência sensível, Territorialidade.

Résumé

O presente trabalho se destina a pensar a experiência sensível com o cinema em sua capacidade de ocupar e ressignificar espaços e na educação como processo de estruturação ética de uma formação social. O corpus envolve o cinema em hospitais e praças como ação política e tem a intenção de refletir sobre a realidade e transformar em alguma medida os lugares do cotidiano. Apostando na diversidade de participantes, na transitoriedade do espaço onde ocorrem as atividades e na perspectiva das experiências fílmicas como lugares de convergências e hibridizações, a ideia é compreender em que medida a ocupação do espaço contribui para a criação de sociabilidades e ressignificações. Sugere-se que tal experiência é passível de propor territorialidades e narrativas. Com base em um enfoque multimetodológico, serão utilizadas as perspectivas da revisão bibliográfica, com foco nos pressupostos teóricos de Andrea França (2006) sobre os territórios sensíveis criados pelo cinema e da cartografia em Jesus Martin-Barbero (2009) e Virgínia Kastrup (2009).

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Tatiane Mendes Pinto, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Doutoranda em Comunicação Social pelo PPGCOM-UERJ. Mestrado em Mídia e Cotidiano pela Universidade Federal Fluminense. Pesquisadora do LACCOPS (Laboratório de Comunicação Comunitária e Publicidade Social-UFF) e Pesquisadora do CAC-UERJ(Laboratório deComunicação, Arte e Cidade)

Téléchargements

Publiée

2019-02-16

Numéro

Rubrique

Thématiques Libres