A cena do conflito, o processo na montagem: reflexões sobre Cinco câmeras quebradas

Auteurs

  • Maria Ines Dieuzeide Santos Souza Doutoranda em Comunicação Social pela UFMG, com bolsa da FAPEMIG

DOI :

https://doi.org/10.22475/rebeca.v6n1.259

Mots-clés :

documentário, filme-processo, conflito, cinema palestino

Résumé

A partir da noção de filme-processo, este artigo propõe uma análise do documentário palestino-israelense Cinco câmeras quebradas(CINCO, 2011). Neste filme, acompanhamos imagens registradas durante seis anos, posteriormente montadas e narradas em primeira pessoa por Emad Burnat. Atentando para a cena e os procedimentos de montagem, buscamos compreender como o processo – marcado pela violência – se instaura nas imagens (suas falhas, defeitos e lacunas) e rege a concepção do filme. 

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Biographie de l'auteur

Maria Ines Dieuzeide Santos Souza, Doutoranda em Comunicação Social pela UFMG, com bolsa da FAPEMIG

É integrante do grupo de pesquisa Poéticas da Experiênciae atua na produção e edição da Revista Devires - Cinema e Humanidades, publicação dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação e Antropologia da UFMG.

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Publiée

2018-05-13

Numéro

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