Além do acaso estúpido da química: o informe como manipulação do tempo em Decasia: the state of decay, de Bill Morrison

Auteurs

  • Alexandre Rodrigues da Costa Universidade Estadual do Estado de Minas Gerais
  • Miriam Aparecida Mendes Universidade do Estado de Minas Gerais

DOI :

https://doi.org/10.22475/rebeca.v5n1.201

Mots-clés :

Cinema experimental, Found footage, Informe, Descontinuidade

Résumé

Este artigo analisa o filme Decasia: the state of decay, de Bill Morrison, com o propósito de perceber de que maneira o informe pode ser pensado como desarticulação do tempo a partir da apropriação de imagens deterioradas, fragmentadas. Busca-se, assim, pesquisar um cinema cuja duração é a de uma memória que não se prende a um ponto determinado no tempo, mas desmorona a partir do dilaceramento que provoca em si mesma, ao afirmar a precariedade que a mantém.

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Bibliographies de l'auteur

Alexandre Rodrigues da Costa, Universidade Estadual do Estado de Minas Gerais

Alexandre Rodrigues da Costa possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997), mestrado em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001), com a dissertação "A construção do silêncio: um estudo da obra poética de Orides Fontela", e doutorado em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005), com a tese "A transfiguração do olhar: um estudo das relações entre literatura e artes plásticas em Rainer Maria Rilke e Clarice Lispector". Atualmente, é Professor de Educação Superior da Escola Guignard da Universidade Estadual do Estado de Minas Gerais, onde ministra disciplinas relacionadas à História da Arte, desenvolve pesquisas sobre o cinema experimental e sobre a obra do artista alemão Hans Bellmer.

Miriam Aparecida Mendes, Universidade do Estado de Minas Gerais

Miriam Aparecida Mendes possui bacharelado em Artes pela Escola Guignard (Universidade do Estado de Minas Gerais). Atualmente, é estudante do curso de Licenciatura da Escola Guignard da Universidade do Estado de Minas Gerais, onde participa do programa de iniciação científica.

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Publiée

2016-07-31

Numéro

Rubrique

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