Uma ecologia decolonial
Pensando futuros emancipatórios em um navio-mundo capaz de reunir, escutar e celebrar os encontros
DOI :
https://doi.org/10.22475/rebeca.v13n1.1082Mots-clés :
Malcom Ferdinand, ecologia, decolonial, racismo ambientalRésumé
Desejamos tecer uma resenha sobre a obra Uma Ecologia Decolonial: Pensar a partir do mundo caribenho, do pesquisador, cientista político e engenheiro ambiental martinicano Malcom Ferdinand. Lançada em português no Brasil, em 2022, pela casa editorial Ubu, o livro traduzido por Letícia Mei conta com o prefácio da filósofa estadunidense Angela Davis, conhecida pelo seu ativismo nas pautas feministas antirracistas. Buscamos trazer à tona as principais contribuições da obra de Ferdinand, que nos propõe um fazer-mundo dentro de uma perspectiva decolonial crítica que – considerando a história colonial e seus efeitos sobre as populações humanas e os não-humanos – vislumbra uma outra forma possível de viver e habitar o mundo. O autor parte do pressuposto de que a ecologia é antes de mais nada uma questão de justiça e que a crise ecológica, portanto, é uma crise de justiça. A partir do seu olhar e experiência caribenhos, Ferdinand nos desafia a pensar o projeto colonial tendo em vista, sobretudo, o impulso a uma destruição ambiental, situando, portanto, as questões ecológicas como uma dimensão essencial para pensar a política mundial ancorada nas relações de colonialidade nos dias de hoje.
Téléchargements
Références
BALLESTRIN, Luciana. América Latina e o giro decolonial. Revista Brasileira de Ciência Política, n. 11, Brasília, p. 89-117, mai.-ago. 2013.
CÉSAIRE, Aimé. Discurso sobre o colonialismo. São Paulo: Veneta, 2020.
FERDINAND, Malcom. Uma ecologia decolonial: pensar a partir do mundo caribenho. Tradução: Letícia Mei. Prefácio: Angela Davis. Posfácio: Guilherme Moura Fagundes. São Paulo: Ubu Editora, 2022.
MALDONADO-TORRES, Nelson. Sobre la colonialidad del ser: Contribuciones al desarrollo de un concepto. In: CASTRO-GÓMEZ; R.
GROSFOGUEl (Orgs.). El giro decolonial. Reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Universidad Javeriana-Instituto Pensar, Universidad Central-IESCO, Siglo del Hombre Editores, 2007. p.127-167.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
© Catarina Amorim de Oliveira Andrade 2024
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.