A luz no cinema, Fabrice Revault d´Allonnes

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22475/rebeca.v10n1.612

Palabras clave:

cinema, iluminação, fotografia

Resumen

Encontra-se aqui a tradução do primeiro capítulo do livro La lumière au cinéma (1991), do teórico francês Fabrice Revault d’Allonnes. Neste livro, o autor desenvolve uma reflexão teórica sobre a questão da iluminação no cinema, elencando seus diferentes regimes e suas diversas funções. Ele também retraça um panorama histórico da direção de fotografia, assinalando as diversas inovações decorrentes de mudanças tecnológicas ou estilísticas. Inédito em língua portuguesa, o livro é uma referência para os estudos de direção de fotografia. Neste primeiro capítulo aqui traduzido, Revault cunha dois conceitos para a análise da luz no cinema: o de “iluminação clássica” e o de “iluminação moderna”. Se o autor inscreve essas noções em um quadro histórico em que esses tipos de iluminação emergem, ele, no entanto, não as restringe a determinados períodos da história do cinema. Esses conceitos dizem respeito, antes de tudo, à possibilidade de significar ou não através da luz. Para o autor, a luz clássica é aquela expressiva, dramatizada, teatral, metaforizada, que carrega luminosamente um sentido pleno e transparente em conflito com o mundo. Nesse primeiro regime, faz-se falar a luz, expressa-se através dela. Por outro lado, é a luz moderna que, como argumenta o autor, possui uma essência documental, inexpressiva, não dramatizada, recusando-se a produzir sentido e indo ao encontro, dessa forma, da insignificância da luz no mundo e de seu caráter absurdo. Trata-se de uma reflexão sobre as possibilidades de produção de sentidos através da luz no cinema que possui, ainda hoje, grande relevância.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Antoine d´Artemare, Universidade Federal Fluminense (UFF) Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-RJ)

Antoine d'Artemare é cineasta e pesquisador. Atua como diretor de fotografia na área de audiovisual. Formado em cinema pela École Nationale Supérieure des Métiers de L´image et du Son (ENSMIS-La Fémis, Paris, 2006-2010).  Mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na linha Tecnologia da Comunicação e Estética. Doutorando em Comunicação na Universidade Federal Fluminense (UFF), na linha Estéticas e Tecnologia da Comunicação. Leciona como professor de direção de fotografia da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-RJ)

Antoine d'Artemare is a filmmaker and researcher. He works as director of photography in the audiovisual area. He graduated in Cinema from the École Nationale Supérieure des Métiers de L'image et du Son (ENSMIS-La Fémis, Paris, 2010). He holds a Masters degree in Communication and Culture from the Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ). He is now doing a PhD degree in Communication from the Fluminense´s Federal University (UFF), in the field of Aesthetics and Technologies of Communication. He works as director of photography in the audiovisual field. He currently teaches direction of photography in the School of Cinema at the Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-RJ).

Bruna Freitas, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Bruna Freitas Figueiredo possui graduação em Letras Português/Literaturas pela Universidade Federal Fluminense (UFF, 2019). É mestranda em Estudos de Literatura pela mesma instituição. Participa do grupo de pesquisa Interferências: Literatura e Ciência (UFF) e fez parte do grupo A literatura brasileira contemporânea e sua crítica - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Bruna Freitas Figueiredo holds a degree in Letras Português/Literaturas from Universidade Federal Fluminense (UFF, 2019), is attending Masters degree in Literature Studies from the same institution, also participates in the research group Interferences: Literature and Science (UFF) and has taken part in the group Contemporary brazilian literature and its critique - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC).

Publicado

2021-08-20

Número

Sección

Reseñas y Traducciones