O maneirismo no cinema brasileiro contemporâneo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22475/rebeca.v13n1.960

Palavras-chave:

Maneirismo, Cinema maneirista, Cinema brasileiro contemporâneo, Novíssimo cinema brasileiro

Resumo

Este artigo comenta a tendência maneirista que tem marcado o cinema independente brasileiro contemporâneo e sua relação com a conjuntura social e política do país durante o período de 2013 – 2018. A hipótese que o texto defende é a de que a adoção de uma postura maneirista permitiu acolher certas ansiedades sociais que marcaram o período, tornando-se expressão de uma descrença das formas modernas de experiência da história que, tradicionalmente, ofereceram inteligibilidade e legitimidade para a experiência de modernização brasileira. O texto propõe uma reconstrução do conceito de cinema maneirista, baseado em uma genealogia da crítica da maneira na história da arte, que articula a censura do maneirismo com a compreensão da história como uma singularidade em movimento, dirigida para um futuro em aberto. O artigo interpreta comparativamente uma constelação de filmes realizados durante os anos 2010, propondo um vínculo entre a postura maneirista e a recorrência de uma série de motivos históricos, nos quais os filmes procuraram elaborar a experiência de desenvolvimento econômico nacional da primeira metade da década e da crise política deflagrada pelo golpe parlamentar de 2016.

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Biografia do Autor

Hermano Callou, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Comunicação e Cultura pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pós-doutorando no Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFRJ. Rio de Janeiro (RJ). Brasil.

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Publicado

2024-07-02

Edição

Seção

Temáticas Livres