Superstar e Safe de Todd Haynes: Espaços Femininos Subversivos

Autores

  • Bárbara Paiva Correia de Vallera Cluster "O Cinema e o Mundo – Estudos sobre Espaço e Cinema" /Grupo THELEME, Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. https://orcid.org/0000-0003-3520-2860

DOI:

https://doi.org/10.22475/rebeca.v8n2.591

Palavras-chave:

melodrama, terror, espaço suburbano, espaço doméstico, woman’s film.

Resumo

Os woman’s films de Todd Haynes: Superstar: The Karen Carpenter Story (1987) e Safe (1995), mesmo que coincidam com o melodrama, têm a sua especificidade enquanto filmes de mulheres, de acordo com a designação de Mary Ann Doane: “The woman’s film, quite simply, attempts to engage female subjectivity”.

Partindo da identificação do realizador com as suas personagens femininas, e, do seu afecto pelo cinema, este artigo abordará a forma como Todd Haynes vai interpelar essa especificidade, articulando os espaços domésticos femininos com a doença e o subúrbio, gerando, assim, outras formas de percepção do woman’s film na contemporaneidade, problematizando o género, os espaços repressivos e as doenças que a cultura identifica como femininas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bárbara Paiva Correia de Vallera, Cluster "O Cinema e o Mundo – Estudos sobre Espaço e Cinema" /Grupo THELEME, Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Bárbara Paiva Correia de Vallera
Licenciada em Filosofia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.Mestre em Literatura Comparada pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com uma tese sobre o filme Velvet Goldmine de Todd Haynes.

Foi Assistente convidada no curso de Estudos Artísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, entre 2005 e 2014, onde leccionou disciplinas de Licenciatura (Cinema Americano I, Cinema Americano II, Tendências do Cinema Europeu II, História e Estética do Cinema III, Seminário B, Oficina de Artes II e Crítica Cinematográfica) e um seminário de Mestrado (Géneros Cinematográficos I).

Conclui uma Tese de Doutoramento sobre as políticas de identidade e os regimes de corporalidade contemporâneos nos melodramas de Todd Haynes, inserida no Programa de Doutoramento em Estudos Ingleses e Americanos - ramo de especialização em Estudos Artísticos, especialidade em Estudos do Cinema e do Audiovisual.

Colabora, desde 2017, no projecto "O Cinema e o Mundo – Estudos sobre Espaço e Cinema" /Grupo THELEME, no Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Publicado

2020-04-27

Edição

Seção

Dossiê