O objeto define o método

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22475/rebeca.v7n2.458

Palavras-chave:

Alain Resnais, gêneses cinematográficas, arquivos, análise fílmica.

Resumo

Referência nos estudos de genêse cinematográfica na França e autoridade na obra de Alain Resnais e Orson Welles, o historiador, pesquisador e crítico de cinema François Thomas adota um procedimento por meio do qual a fala dos colaboradores e os dados dos documentos da gênese do filme se cruzam, oferecendo ao leitor uma ampla visão do conjunto da obra do realizador. Essa opção resulta num approach no qual análise fílmica e dados históricos encontram-se numa estreita relação de complementaridade. Essa entrevista faz um panorama sobre os trabalhos do pesquisador e sobre o universo conceitual no qual evoluem. 


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sônia Maria Oliveira da Silva, Vice-líder do Grupo de Pesquisa Cinema e Comunicação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Doutora em Cinema e Audiovisual pela Paris III, Université Sorbonne Nouvelle (Paris, 2009), mestre pela Escola de Comunicação (ECO) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), é graduada em Comunicação Social e tem especialização em Teorias da Comunicação e da Imagem pela Universidade Federal do Ceará. Tem experiência profissional (acadêmica e técnica) na área de Artes, Cinema e Teatro, voltando-se especialmente para os temas narrativa, cena e processos de criação. Desenvolveu estudo sobre a teatralidade cinematográfica em tese de doutoramento, tendo problematizado a cena em seus diferentes aspectos (teatral, fílmica, imaginária) em O Ano passado em Marienbad (Resnais, 1961). No pós-doutoramento (PPGIS-UFSCar/Fapesp), analisou arquivos de colaboradores de Alain Resnais nesse filme, investigando sobre os processos de preparação e criação em Marienbad. Foi professora em faculdades paulistanas, colaborou com o laboratório de pesquisa Récits e Images du Rêve (Paris VIII), em 2014, e tem participado de eventos nacionais e internacionais com apresentação de trabalhos sobre cena e estados regressivos (Fondation Maison des Sciences de lHomme) e sobre Gêneses Cinematográficas no lInstitut des Textes et Manuscrits Modernes (ITEM/CNRS), em Paris. Publicou artigos sobre Gêneses Cinematográficas, cinema e literatura em periódicos nacionais de reconhecida qualidade científica.

Publicado

2019-06-03

Edição

Seção

Entrevistas