O processo de montagem dos filmes-diário de Jonas Mekas
DOI:
https://doi.org/10.22475/rebeca.v13n2.989Palavras-chave:
Auto-representação, Jonas Mekas, Montagem, Voz overResumo
Jonas Mekas realizou a prática do diário filmado, que consistia no registo de momentos pertencentes ao seu cotidiano. A partir desses registros, Mekas compôs filmes-diário, obras concebidas com a perspectiva de serem projetadas no contexto de uma sessão pública de cinema. Recorrendo a excertos de entrevistas e de filmes do cineasta, assim como a investigações como as de David E. James (1989; 1992) e Jeffrey Ruoff (1992), este artigo procura apurar os métodos utilizados por Jonas Mekas para montar os seus registros diarísticos na forma de filmes-diário.
Downloads
Referências
AS I WAS MOVING ahead occasionally I saw brief glimpses of beauty. Direção: Jonas Mekas. Produção: Jonas Mekas; Paris: Re:voir. Estados Unidos, 2000. DVD, 285 min., sonoro, colorido.
A LETTER from Greenpoint. Direção: Jonas Mekas. Produção: Jonas Mekas; Paris: Re:voir. Estados Unidos, 2004. DVD, 80 min., sonoro, colorido.
A WALK. Direção: Jonas Mekas. Produção: Jonas Mekas. Estados Unidos, 1990. DVD, 58 min., sonoro, colorido.
BERNARDET, Jean-Claude. Documentários de busca: 33 e Um passaporte húngaro. In: MOURÃO, Maria Dora; LABAKI. Amir (orgs.). O cinema do real. São Paulo: Cosac Naify, 2005. p. 142-157.
CORRESPONDENCIA Jonas Mekas - J.L Guerín. Direção: José Luis Guerín, Jonas Mekas. Produção: Barcelona: CCCB - Centre de Cultura Contemporània de Barcelona. Espanha, 2011. DVD, 111 minutos, sonoro, colorido.
CUEVAS, Egan. The immigrant experience in Jonas Mekas diary films: a chronotopic analysis of "Lost, Lost, Lost", Biography, v. 29, n. 1, p. 54-72, 2006.
DAVID Holzman's Diary. Direção: Jim MacBride. Produção: Jim MacBride; New Yorker Films; Kino Lorber. Estados Unidos, 1967. DVD, 73 min., sonoro, colorido.
EGAN, Susanna. Encounters in camera: autobiography as interaction. Modern Fiction Studies, v. 40, n. 3, p. 593-618, 1994.
GROSSI, Angelo. Bridging the absence: Jonas Mekas's hybrid cinema. Iperstoria, n. 17, p. 85-96, 2021
GUNS of the trees. Direção: Jonas Mekas. Produção: Jonas Mekas; New American Cinema Group. Paris: Re:voir. Estados Unidos, 1962. DVD, 85 min., sonoro, preto e branco.
GUTFRIEND, Cristiane Freitas; VALLES, Rafael. A construção da autorrepresentação nos filmes-diário de Jonas Mekas, Galáxia, n. 36, p. 31-44, 2017.
JAMES, David. E. Allegories of cinema: American film in the sixties. Nova Jersey: Princeton University Press, 1989.
JAMES, David. E. Film diary/diary film: practice and product in Walden. In: JAMES, David. E. To free the cinema: Jonas Mekas & The New York underground. Nova Jersey: Princeton University Press, 1992.
KELLER, Marjorie. The apron strings of Jonas Mekas. In: JAMES, David. E. To free the cinema: Jonas Mekas & The New York Underground. Nova Jersey: Princeton University Press, 1992. p. 83-96.
LOST, Lost, Lost. Direção: Jonas Mekas. Produção: Jonas Mekas; Paris: Re:voir. Estados Unidos, 1976. DVD, 178 min., sonoro, preto e branco/ cor.
LOURENÇO, Eduardo. O romance diário de Eduardo Lourenço, Público, p. 43-49, 21 de abril 1996.
MACDONALD, Scott; MEKAS, Jonas. Interview with Jonas Mekas, October, v. 29, p. 82-116, 1984.
MEKAS, Jonas. I had nowhere to go. Leipzig: Spector Books, 2020.
MEKAS, Jonas. I seem to live: The New York diaries: 1950-1969. Leipzig: Spector Books, 2020b.
MEKAS, Jonas. Jonas Mekas answers questions after the screening of Reminiscences of a journey to Lithuania. In: SMULEWICZ-
ZUCKER, Gregory R. (ed.) Jonas Mekas: interviews. Mississippi: University Press of Mississippi, 2020a. p. 42-55.
NAFICY, Hamid. An accented cinema: exilic and diasporic filmmaking. Nova Jersey: Princeton University Press, 2001.
OUT-TAKES from the life of a happy man. Direção: Jonas Mekas. Produção: Jonas Mekas; Anthology Film Archives; Re:voir. Estados Unidos, 2012. DVD, 68 min., sonoro, colorido.
REMINISCENSES of a journey to Lithuania. Direção: Jonas Mekas. Produção: Jonas Mekas; Vaughan Films. Paris: Re:voir. Estados Unidos, 1972. Six-DVD Box Set: The Major Works, 82 min., sonoro, colorido.
RENOV, Michael. The subject of documentary. Minnesota: University of Minnesota Press, 2004.
RUOFF, Jeffrey K. Home movies of the avant-garde: Jonas Mekas and the New York art world, Cinema Journal, vol. 30, n. 3, p. 6-28, 1991.
RUSSELL, Catherine. Experimental ethnography: the work of film in the age of video. Carolina do Norte: Duke University Press, 1999.
SITNEY, P. Adams. Visionary film: the american avant-garde, 1943-2000. Oxford: Oxford University Press, 2002.
SITNEY, P. Adams. Eyes upside down: visionary filmmakers and the heritage from emerson. Oxford: Oxford University Press, 2008.
SMULEWICZ-ZUCKER, Gregory R. Jonas Mekas: Interviews. Mississippi: University Press of Mississippi, 2020.
WALDEN. Direção: Jonas Mekas. Produção: Jonas Mekas; Paris: Re:voir. Estados Unidos, 1969. DVD, 180 min., sonoro, colorido.
ZAVATTINI, Cesare. "Some Ideas on Cinema", Sight and Sound, p. 64-69, Outubro 1953.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Tiago Ramos
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.