Teorizando o som “ruim”: o que põe o mumble no mumblecore?

Autores

  • Nessa Johnston Universidade de Edge Hill

DOI:

https://doi.org/10.22475/rebeca.v5n1.367

Palavras-chave:

Mumblecore, Trilha sonora, Cinema independente

Resumo

O mumblecore foi um ciclo de filmes independentes e de baixo orçamento feitos nos Estados Unidos, produzidos geralmente em vídeo digital e que surgiram em meados dos anos 2000. O rótulo bem humorado, mas também pejorativo, foi cunhado por um técnico de som e permanece desde então. Contudo, apesar do mumblecore ter sido nomeado com referência ao som, há pouca análise, seja acadêmica ou jornalística, de suas trilhas sonoras para além da crítica à qualidade “ruim" do som. Este artigo explora como o som ruim do mumblecore opera como uma marca de sua distintiva, e talvez excessiva, característica de cinema independente. Apresenta, também, uma avaliação da categorização estilística do mumblecore feita na academia e na imprensa, o que permite contextualizar a análise audiovisual de vários filmes mumblecore, enfatizando principalmente as propriedades não- semânticas das trilhas sonoras. O objetivo é discutir afirmações que cercam o papel da trilha sonora e determinar o que se quer dizer quando se define que o som do mumblecore é “ruim” - em outras palavras, o que põe o mumble no mumblecore

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Biografia do Autor

Nessa Johnston, Universidade de Edge Hill

Nessa Johnston é professora da Universidade de Edge Hill, Inglaterra. Suas pesquisas têm como interesse principal o som no cinema e mídia, com um interesse especial na estética sonora de filmes de baixo orçamento, filmes independentes americanos, e filmes experimentais. Ela completou em 2013 seu doutorado na University of Glasgow, com apoio do Arts and Humanities Research Council (UK). É editora associada da revista The New Soundtrack (Edinburgh University Press) e coordenadora do Grupo de Trabalho de Som e Música em Mídias do NECS (European Network for Cinema and Media Studies).

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Publicado

2016-07-31

Edição

Seção

Resenhas, Críticas e Traduções