Da Portela para a Mangueira: um passeio pela mediação nos documentários O mistério do samba e O samba que mora em mim

Autores

  • Guilherme Carréra Campos Leal

DOI:

https://doi.org/10.22475/rebeca.v5n2.217

Palavras-chave:

Samba, Documentário, Mercado cinematográfico, Representação

Resumo

O presente artigo tem como premissa apresentar dados sobre a produção documentária brasileira focada na temática do samba (a partir da base da Agência Nacional do Cinema, do Portal Filme B e da Cinemateca Brasileira), a fim de analisar particularmente dois documentários de longa-metragem interessados na representação desse universo no cinema. O mistério do samba (Carolina Jabor e Lula Buarque de Hollanda, 2008) e O samba que mora em mim (Georgia Guerra-Peixe, 2012) enfocam personagens e lugares historicamente associados à discussão: a Velha Guarda da Portela, no subúrbio de Oswaldo Cruz, e os moradores do Morro da Mangueira, respectivamente. Questões sobre a relação estabelecida entre quem filma e quem é filmado são o cerne deste artigo, cujo objetivo é pôr luz sobre o debate que circunda a realização de documentários sobre samba no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Carréra Campos Leal

Guilherme Carréra é doutorando em Artes e Mídia na University of Westminster, em Londres, Reino Unido, com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). 

Downloads

Publicado

2017-03-31

Edição

Seção

Temáticas Livres