Narrativas decoloniais
a emergência do Cinema Coletivo das Periferias de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.22475/rebeca.v13n1.1080Palavras-chave:
Maloka Filmes, Cinema coletivo, Políticas públicas, Cinema LGBTQIResumo
O surgimento de novas tecnologias impulsionou uma significativa expansão na produção audiovisual, permitindo a criação de novos cinemas por aqueles que emanam suas vozes a partir do próprio local de vivência. Os coletivos audiovisuais se destacam por oferecer uma perspectiva renovada sobre a comunidade, um elemento intrínseco à prática cinematográfica. Estes compartilham, de maneira horizontal, responsabilidades e participações de forma colaborativa. Nesse cenário, a coletiva Maloka Filmes, atuante na Zona Sul de São Paulo, busca ativamente acesso a recursos de financiamento, oportunidades de exibição e distribuição. Tais acessos são condições essenciais para a concretização de um cinema mais democrático, que vislumbra um futuro mais heterogêneo, negro, LGBTQI+, periférico e maloqueiro.
Downloads
Referências
BARBERO, Jesús Martín. Novas visibilidades políticas da cidade e visualidades narrativas da violência, MATRIZes, 1(1), 27-39, 2007. SPCultura. Prefeitura de São Paulo. Disponível em: https://spcultura.prefeitura.sp.gov.br/projeto/679/. Acesso em: 25 fev. 2024
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Irislane Mendes, Wellington Amorim
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.