O presente absoluto da palavra

entrevista com Eduardo Coutinho (In memorian)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22475/rebeca.v12n2.1032

Palavras-chave:

Eduardo Coutinho, Documentário, Cinema brasileiro

Resumo

Há 20 anos, Eduardo Coutinho (1933-2014) foi entrevistado pela pesquisadora, docente e cineasta Anita Leandro e pelo antropólogo e cineasta Marc-Henri Piault, após as gravações de Peões (2004). Publicada inicialmente em francês, em 2005, sob o título Le présent absolu de la parole. Sur Eduardo Coutinho, na revista FAL MAG (Revue France Amérique Latine), a entrevista – agora publicada pela primeira vez em português – traz diversas reflexões sobre a práxis documental de Coutinho, a partir da realização de Peões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anita Leandro, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Estudos Cinematográficos e Audiovisuais pela Universidade de Paris III (Sorbonne-Nouvelle). Realizou pós-doutorado na Paris III (Estágio Sênior Exterior-CAPES). Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro (RJ). Brasil.

Marc-Henri Piault (In memorian), Universidade de Paris IV (Paris-Sorbonne)

Doutor em Letras e Ciências Humanas pela Universidade de Paris IV (Paris-Sorbonne). Antropólogo e cineasta. Na França foi professor e pesquisador na Universidade Paris X – Nanterre, Universidade de Aix-Marseille, Universidade Paris 1 Panthéon-Sorbonne e na Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais. No Brasil, foi professor visitante na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.  

Downloads

Publicado

2024-01-13

Edição

Seção

Entrevistas